Moto EICMA 2024 – A nova Royal Enfield Bear 650

EICMA 2024 – A nova Royal Enfield Bear 650


No Salão de Milão EICMA a Royal Enfield apresenta-se com muitas novidades. Já aqui lhe falámos na nova sub-marca Flying Flea dedicada às motos elétricas, e agora falamos na nova scrambler que se baseia na conhecida plataforma 650 Twin. A Bear 650 apresenta detalhes clássicos misturados com tecnologia moderna, e o resultado é uma scrambler elegante com espírito revivalista dos anos 60.

Para perceber o porquê da Royal Enfield estar a apresentar a nova Bear 650 é preciso recuar alguns anos. Mais especificamente até 1960 e ao famosos deserto Mojave, nos Estados Unidos. O deserto californiano foi cenário da Big Bear Run, uma corrida extremamente longa e desafiante.

Eddie Mulder, também conhecido como “Fast Eddie”, piloto de 16 anos do Checkers Motorcycle Club, tornou-se no mais jovem de sempre a conseguir vencer a Big Bear Run aos comandos de uma Royal Enfield Fury, uma moto equipada com motor de 500 cc. Eddie foi um dos 197 pilotos de entre os 765 que arrancaram e que conseguiu terminar a corrida, vencendo com um tempo total de 4H21m.

É, ainda hoje, o mais jovem de sempre a conseguir vencer a Big Bear Run no deserto do Mojave.

Mais de seis décadas depois, a Royal Enfield revisita o espírito aventureiro e competitivo de Eddie Mulder, transplantando para a nova scrambler Bear 650 algumas das características típicas deste tipo de motos, aplicando-as à plataforma 650 Twin que já nos deu modelos como a Continental e a Interceptor.

A Bear 650 é movida pelo motor bicilíndrico 650 cc da marca indiana. Conhecido pela sua personalidade e desempenho suave, o motor oferece uns sólidos 47 cv (34,6 kW) às 7.250 rpm e um binário máximo de 56,5 Nm às 5.150 rpm.

Neste caso foi trabalhado para apresentar mais força nos regimes intermédios em comparação com os outros modelos Twin ‘seis e meio’. O sistema de escape foi redesenhado e adota uma configuração 2 em 1.

Uma mudança que foi realizada como forma de melhorar o binário e oferecer uma curva de potência mais ampla, enquanto o silenciador único, de dimensão compacta, reduz o peso e contribui para a estética da scrambler.

Para os motociclistas que procuram e desejam usufruir de uma experiência destemida com a scrambler, a Bear 650 apresenta um chassis revisto e mais forte, uma forquilha invertida Showa Big Piston na dianteira com um curso de 130 mm, enquanto no eixo traseira trabalham dois amortecedores Showa com um curso de 115 mm.

A maior distância ao solo de 184 mm, associada à combinação das rodas dianteira de 19’’ e traseira de 17’’, equipadas com pneus “dual purpose”, oferece um visual scrambler mais autêntico, melhora a aderência fora de estrada e confere-lhe competências todo-o-terreno mais adaptadas a este tipo de motos.

O assento com contornos da Bear 650 foi concebido para permitir o livre movimento do condutor, mas ao mesmo tempo impedir que este deslize quando estiver a circular por superfícies irregulares.

Um guiador amplo e os poisa-pés posicionados de forma neutra são elementos concebidos para garantir uma ergonomia descontraída e de aumentará a confiança, mesmo para condutores menos experientes.

A Royal Enfield Bear 650 está equipada com um disco de travão dianteiro de 320 mm e um disco traseiro de 270 mm para um maior desempenho de travagem, sendo que existe a opção de desativar o ABS traseiro quando estiver a circular fora de estrada, conferindo um controlo mais detalhado do comportamento da moto em travagem nesses pisos mais específicos.

Pneus robustos com um toque retro, blocos do piso quadrados mais abertos, assento scrambler com contornos, escape 2 para 1, apoio traseiro para o passageiro em posição elevada, placa porta número de competição e maior distância ao solo. Cada elemento da Bear 650 foi concebido para transmitir o verdadeiro ADN dos modelos scrambler.

Além disso, a inclusão de uma placa porta número de competição oferece à moto um visual clássico, uma ode às motos scrambler de outrora.

Para acentuar ainda mais a estética, os mercados europeus terão à sua disposição três cores apelativas inspiradas no espírito vibrante da Califórnia: Petrol Green, Golden Shadow e uma edição especial denominada Two Four Nine, que presta homenagem ao número vencedor da emblemática corrida de Eddie.

Todos estes elementos juntos tornam a Bear 650 numa scrambler que personifica o espírito e estilo do cenário da corrida no deserto da Califórnia dos anos 60.

Inspirada pelo legado histórico, mas moderna em muitos aspetos, a Bear 650 está equipada com Tripper Dash, o novíssimo ecrã TFT da Royal Enfield que oferece ao condutor uma experiência e interface simples para uma fácil compreensão quando estiver em viagem.

Os blocos de interruptores de alumínio pretos e o joystick contribuem para a interação simples e intuitiva com o Tripper Dash. A integração do Google Maps e a ficha de carregamento USB-C para dispositivos fazem parte da lista do equipamento de série.

 

Como estreia na plataforma bicilíndrica, a moto também possui uma iluminação totalmente LED para oferecer uma maior visibilidade.

A Bear 650 estará disponível nos concessionários europeus da Royal Enfield para efetuar test rides e para entregas a partir de fevereiro de 2025, sendo que a acompanhar estará também um vasto catálogo de acessórios originais para uma melhor personalização por parte do proprietário.

Quanto a preços, aqui ficam os valores para cada variante:

– Petrol Green: 7.387€

– Golden Shadow: 7.487€

– Two Four Nine: 7.587€

Galeria de fotos Royal Enfield Bear 650

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!

O conteúdo EICMA 2024 – A nova Royal Enfield Bear 650 aparece primeiro em MOTOJORNAL.

Related Post

Generated by Feedzy