Existe o mito de a gasolina 98 pode dar mais potência e autonomia. Será assim? Na verdade, a única diferença entre a gasolina 95 e 98 são as octanas.
Conforme relata a Galp, a produção deste dois combustíveis é praticamente idêntica. Eles saem na mesma etapa da torre de refinação, o que difere é apenas a utilização de aditivos como as octanas ou a percentagem de bioetanol. No caso da gasolina 98, esta percentagem pode chegar aos 10%, enquanto que na gasolina 95 anda à volta dos 5%.
Explicado de uma forma simples, a gasolina quanto mais octanas tiver, maior resistência vai ter à compressão. “Resultado? O carro tem um poder de aceleração e uma performance melhor”, relata a Galp.
Porém, isto nem sempre acontece. Nenhum motor melhora a sua resistência por colocar uma gasolina de 98 octanas e a razão é simples. Os motores possuem uma taxa de compressão específica, ou seja, foram projetados para aplicar uma pressão pré-determinada nos seus cilindros e trabalhar ao máximo com uma determinada octanagem. Um motor feito para gasolina de 95 octanas não vai alterar isso usando outro combustível.
Colocar gasolina 98 num carro 95 não vai gerar nenhum benefício ao seu desempenho e implicará em um gasto extra para os bolsos do condutor.
Porém, se pensarmos ao contrário, o mesmo não acontece se colocarmos gasolina 95 num motor que foi construído para utilizar 98. Neste caso pode ser prejudicial. O motor perderá desempenho, o interior do motor ficará sujo e a longo prazo poderá avariar.
E a autonomia do automóvel? A verdade é que pode ganhar uns certos quilómetros de autonomia, mas será sempre uma diferença residual. Com gasolina 98 a combustão é mais controlada, o que leva a menos desperdício de combustível. No entanto, isto também não é aconselhável. O indicado para cada motor é utilizar o combustível adequado.