Sem categoria “A maior surpresa de 2025 vai ser o Verstappen não ser campeão”

“A maior surpresa de 2025 vai ser o Verstappen não ser campeão”


Max Verstappen conquistou o quarto título mundial na Fórmula 1 num ano onde a supremacia da Red Bull foi diferente. Ou melhor, não foi dominante como em anos anteriores. Até começou bem, mas o rendimento do RB20 foi descendo a partir da segunda metade da temporada.

 

Ainda assim, Max Verstappen conseguiu garantir o ‘tetra’ e na opinião de Filipe Albuquerque “isso diz muito” sobre a qualidade e talento do piloto da Red Bull.

Foi com a ajuda do piloto português, que esteve a um passo da Fórmula 1, que analisámos a época que está prestes a chegar ao fim e que está praticamente resolvida. Falta decidir o Mundial de Construtores.

Filipe Albuquerque, em exclusivo ao Notícias ao Minuto, elogiou Verstappen, criticou a situação de Sergio Pérez e deixou também reparos à forma como a McLaren abordou a luta pelo título durante esta temporada. 

Verstappen fez tudo sozinho. Isso mostra que não teve o melhor carroPor mais títulos que se tenha, na F1 parece que todos os anos é preciso provar algo. Acha que nesta temporada, o Max Verstappen provou que não só com o melhor carro se vencem campeonatos?

Acho que sim! As pessoas, e eu próprio também, começam a duvidar se é o piloto ou se é o carro. No desporto automóvel, não há campeões sem um bom carro, mas também acredito que muitas das vezes são os pilotos que fazem os carros, direcionam a equipa e a motivam. A Red Bull, este ano, começou a separar-se por todos os lados, depois daquela situação do [Christian] Horner. Foram engenheiros, mecânicos, e o Newey foi para a Aston Martin. Só que o que é certo é que o Verstappen, ainda assim, conseguiu levar a água à sua fonte. O Lando Norris, muita vez com um carro superior, não lhe conseguiu fazer frente. Isso diz muito.

Acredita que o Lando Norris poderia ter sido um maior opositor do que aquilo que foi, na luta pelo título?

Sim, mas não só. A McLaren também. Demoraram muito tempo a decidir quem era o número 1 e o número 2. Claramente, não estão habituados a discutir um título. A forma como a equipa estava organizada fez com que houvessem corridas onde o Piastri deveria ter deixado passar o Norris, ou até mesmo ao contrário. Podiam estar mais próximos da luta, podiam ter levado isto até ao último Grande Prémio e pagaram caro. O Verstappen também fez a diferença. Agora podem ganhar o título de Construtores, a dupla Norris/Piastri parece-me mais consistente que a Verstappen/Pérez, mas isso também ainda dá mais valor ao Verstappen porque fez tudo sozinho. Isso mostra que não teve o melhor carro.

Muito se fala na possível saída de Sergio Pérez da Red Bull. A equipa está a dar-lhe oportunidades a mais, tendo em conta a diferença de rendimento para Verstappen?

Sem dúvida alguma. Há ali alguma coisa que não se está a revelar. O Dr. Marko já despediu pilotos melhores, como o Gasly ou o Albon, por muito menos. Despediu o Nyck De Vries por muito menos e neste momento é até embaraçoso o Pérez continuar. Isto está relacionado com dinheiro e políticas… O estranho é acontecer isto numa equipa como uma Red Bull, que não dá muitas oportunidades. O Pérez neste momento fica a meio segundo do Verstappen, isto na Fórmula 1 é coisa que não pode existir

O que surpreendeu pela positiva esta temporada? E pela negativa?

A evolução da McLaren tem sido muito boa, tal como a do Piastri, que tem sido incrível. Ele não tem assim tantas épocas como têm os outros. Acho que vai fazer frente ao Norris. O Hulkenberg, na Haas, tem andado muito bem neste final de época. A Alpine também está a dar um melhor ar do que aquele que deu no início e a Mercedes também melhorou.

Pela negativa, o Pérez. Não sabemos a história que está por detrás da equipa toda. Ele até pode andar mal, o carro pode não ser bom, mas a diferença entre os dois pilotos é gigante e a equipa não o tem apoiado. A Aston Martin também… O ano passado era uma das equipas a ter em conta e este ano caiu a pique na graça de todos.

Dá que pensar. Será que a Red Bull esteve ilegal este tempo todo?Neste final de temporada, a luta pelas vitórias está muito mais dividida. O que podemos esperar de 2025?

É importante falar numa coisa. A Red Bull deixou de ter o andamento todo que tinha, depois de os rumores de que algo estaria ilegal terem surgido. Isso dá que pensar. Será que andavam ilegais este tempo todo? Sobre 2025, mantendo as mesmas regras, as equipas vão ter de investir no carro e no motor de 2026. O ano que têm pela frente é para ganhar, mas também é preciso investimento para o que vem a seguir. Acho que vai ser difícil fazer essa gestão, mas se se mantiver tudo igual, vai ser dos melhores anos de sempre. Mercedes, Ferrari, Red Bull, com o Verstappen, e McLaren vão lutar por vitórias e acho que vai ser muito interessante. Acredito que não vamos ver aquela superioridade gigante da Red Bull.

A Ferrari terá a dupla Leclerc/Hamilton. Como perspetiva este duo, depois de mais um episódio em Las Vegas, onde os dois pilotos se desentenderam após ordens de equipa?

A Ferrari é um bocadinho como o Real Madrid na era dos galácticos. Só que isso requer uma gestão de recursos humanos brutal e acho que eles nem sempre são os melhores a fazer isso. O mundo da F1 é muito egoísta para ganhar e é normal. O Hamilton é um senhor e nunca vimos grandes lutas a saírem cá para fora, portanto vai sempre fazer as coisas pela calada, e bem. Vamos ver se o Leclerc vai conseguir utilizar a equipa e ser mais inteligente. O Hamilton quando assinou pela Ferrari não foi para ser número 2, mas acho que nenhum também vai ser o número 2. Os dois vão ter de remar para o mesmo lado, mas vai ser interessante ver isso. Numa fase inicial, a pressão vai estar toda no Leclerc porque já era da casa e conhece o carro

Complete a frase: A maior surpresa na temporada de 2025 da Fórmula 1 vai ser…

A maior surpresa vai ser o Verstappen não ganhar o título.

Leia Também: Verstappen afirma que quer “fazer outras coisas na vida para desfrutar”

Related Post

Generated by Feedzy