Depois do novembro “mais quente” de sempre registado em Portugal, os termómetros já estão a baixar em direção ao inverno, que começa daqui a menos de duas semanas.
Mas as temperaturas não trazem apenas o tempo mais frio, – assim como chuva, já esta semana -, trazem também mais cuidados na estrada.
Seja no decorrer da estação ou numa deslocação a uma zona com neve, são precisos atenções acrescidas.
Numa entrevista concedida, em 2019, à Skoda, mas reproduzida pela E-auto, já este ano, Jan Kopecký, que venceu em 2018 o Mundial de Ralis na categoria de WRC2, deixou os seus conselhos para uma condução adequada à estação e às condições que esta cria.
Para além de assegurar que o automóvel que conduz tem sempre um raspador e escova para remover a neve e gelo dos vidros, é preciso verificar se o para-brisas tem também líquido anticongelante. A bateria também é algo que deve ser verificado, nesta altura, já que temperaturas baixas podem afetar o seu desempenho.
De acordo com o piloto checo, é aconselhado que, para além da atenção e adaptação à estrada – nomeadamente, da velocidade – se ‘dê um olho’ antes na previsão meteorológica, já que pode ajudar a não haver surpresas pelo caminho e a evitar situações mais stressantes.
Em caso de estar num clima mais frio, o condutor deve, ainda, garantir que o automóvel não tem neve acumulada que dificulte a visibilidade e verificar se pneus especiais ou correntes são o mais indicado.
Já em dias com as temperaturas mais baixas, devem também ser tidas em atenção as zonas mais escuras da estrada, que “são normalmente sinal de zonas mais escorregadias”. “Se a estrada tiver um aspeto brilhante, deve aliviar o acelerador. Quando há neve no chão, a superfície da estrada é frequentemente escorregadia; o sal pode transformar a neve em lama, o que também aumenta o risco de escorregar”, alerta o piloto.
“Manter sempre a calma e nunca esquecer que a distância de travagem neste tipo de condições pode ser até quatro vezes superior à obtida em condições normais de aderência”, explicou.
O piloto lembra, ainda, que, sobretudo, é preciso “manter a calma” e evitar “quaisquer movimentos bruscos”.
Leia Também: Tesla disponibiliza nova função que revolucionará o mundo automóvel