Um estudo realizado pela carVertical, uma empresa de dados automobilísticos que ajuda a verificar o histórico de veículos, chegou à conclusão que as marcas mais frequentemente adulteradas a nível do conta-quilómetros são a Peugeot, a Porsche e a Volkswagen.
De acordo com os dados divulgados, o Peugeot 206 é o modelo mais adulterado em Portugal, uma vez que 6,38% de todos os modelos verificados na carVertical apresentaram quilometragem alterada, ou seja, 1 em cada 16 Peugeot 206 no país pode ter a sua quilometragem original adulterada.
O Porsche 911 é o segundo modelo mais afetado, com 5,41%, seguido pelo Volkwagen Scirocco com 3,49%, do Volvo V40 com 2,82% e do Fiat 500 com 2,8%.
“2,22% de todos os veículos verificados na carVertical em Portugal apresentaram fraude no conta-quilómetros e o valor médio de alterações ao conta-quilómetros foi superior a 60.000 quilómetros. Adquirir um veículo com a quilometragem adulterada traduz-se sempre em despesas de funcionamento imprevisíveis e uma depreciação mais rápida do veículo,” explica Matas Buzelis, chefe de comunicações da carVertical e especialista em automóveis.
Por outro lado, quais são os menos adulterados segundo a mesma recolha de dados? O BMW Série 4 é o veículo menos afetado pela adulteração de quilometragem na lista com uma percentagem de 0,94%, o que significa que é sete vezes mais arriscado comprar o Peugeot 206 do que o Série 4. O Opel Corsa (1,09%), Audi A4 (1,2%), Renault Megane (1,22%) e Audi A5 (1,22%) também estão entre os veículos com menos adulterações na quilometragem.
A investigação da carVertical analisou relatórios reais de histórico de veículos adquiridos pelos utilizadores da empresa, de novembro de 2022 a novembro de 2023.