Sem categoria Quais os planos da Nissan para o Skyline GT-R R32 elétrico?

Quais os planos da Nissan para o Skyline GT-R R32 elétrico?


Foi em janeiro deste ano que a Nissan revelou que esteve a trabalhar num GT-R R32 elétrico, que decidiu mostrar no Salão de Tóquio. Um exemplar único com dois motores elétricos (de 160 kW cada), que tinha como objetivo “igualar a performance do GT-R original e não excedê-la”.

 

Agora, através de comunicado, a Nissan Portugal deixou claro que este será um modelo que não iremos ver na rua, nem mesmo mais tarde.

“Embora não haja planos para comercializar o R32 EV ou oferecer um kit de conversão, o projeto tem permitido acumular conhecimentos importantes para os membros da equipa de engenharia que dedicaram inúmeras horas do seu tempo livre para tornar a sua visão uma realidade”, lê-se na nota oficial da Nissan.

A nível técnico, importa ainda dizer que este elétrico foi equipado com uma bateria de 62 kWh – do Leaf NISMO RC02 – instalada no lugar do banco traseiro.

Nissan Skyline GT-R R32 EV © Nissan

Será que este GT-R elétrico não poderia chegar à produção? A resposta é que podia, até porque a equipa da Nissan pensou em vários detalhes virados para a condução. Até no barulho fictício criado por este R32. A equipa de engenharia envolvida neste projeto procurou reproduzir o envolvimento sensorial do modelo a combustão e incluiu a funcionalidade das patilhas de mudança de velocidades e um altifalante no habitáculo que emite um som inspirado no som original do motor RB26DETT.  

Para reproduzir a sensação da caixa manual, a equipa programou as patilhas para criarem uma sensação semelhante ao sentido quando se passam mudanças manuais, simulando o breve solavanco que o condutor sente quando aciona a embraiagem e muda para cima ou para baixo numa caixa de 
velocidades mecânica.

Além disto,  para acomodar os discos maiores e pinças mais robustas, a Nissan desenvolveu uma jante de 18 polegadas inspirada na original de 16 polegadas do R32 GT-R. Além disto, este elétrico foi equipado com um kit de suspensão desportiva NISMO. 

Este Skyline GT-R R32 elétrico chegou a ser conduzido pelo piloto oficial da Nissan, Hiroyoshi Kato, que deu ‘inputs’ interessantes sobre a condução. Os argumentos para o arranque da produção estão lá, embora agora tenhamos a certeza de que esse cenário não se concretizará. Ou será que a Nissan poderá estar a apalpar terreno e trocar as voltas aos seus entusiastas?

Leia Também: Oficial: Honda e Nissan desistem de negociações para uma fusão

Related Post

Generated by Feedzy