Sem categoria Do preto e branco até às lendas. Primeira corrida de F1 foi há 75 anos

Do preto e branco até às lendas. Primeira corrida de F1 foi há 75 anos


Há exatos 75 anos, em 13 de maio de 1950, o circuito de Silverstone, no Reino Unido, recebia a primeira corrida da história do Campeonato Mundial de Fórmula 1. De lá para cá, o preto e branco da década de 50 deu lugar a grandes lendas da velocidade.

 

A estreia da Fórmula 1, há 75 anos, ficou marcada por características do outro mundo se compararmos com as competições atuais. Além da presença da família real britânica na bancada, o evento contou com figuras excêntricas na grelha de partida, como o Príncipe Bira da Tailândia e o barão suíço Emmanuel Toulo de Graffenried.

A corrida em sim também contou com situações pouco comuns hoje em dia. A Ferrari optou por não participar por discordar dos termos financeiros, e era permitido que um piloto fosse substituído por outro ao longo da prova. O italiano Giuseppe Nino Farina tornou-se no primeiro campeão.

De 1950 até 2025, foram disputadas 1.131 corridas válidas para o Campeonato Mundial de Fórmula 1. Lewis Hamilton é o piloto com mais vitórias (105), piloto britânico que partilha o recorde de títulos mundiais com o alemão Michael Schumacher, ambos com sete.

Mas os dados históricos não ficam por aqui. Ao longo de 75 anos, 787 pilotos participaram no Mundial, dos quais 115 contam com pelo menos uma vitória num Grande Prémio. Já existiram 34 campeões do mundo e a competição já passou por 77 circuitos diferentes.

Leia Também: Marque já na agenda. Eis os horários do GP da Emília-Romagna em Fórmula 1

Related Post

Generated by Feedzy