Chegou o fim de semana e traz com ele bom tempo, particularmente, este sábado, onde as previsões apontam para temperaturas que podem alcançar os 30 graus, em certos pontos do país, assim como as perguntas do costume.
Afinal, conduzir de tronco nu dá multa? E de chinelos? Basta consultar o Código da Estrada para verificar que as tão badaladas contra-ordenações para este tipo de práticas não passam de ‘mitos urbanos’. Ainda assim, isto não significa que não sejam necessários cuidados extra, se pretender fazê-lo.
Tal como alerta o Automóvel Clube de Portugal (ACP), “certos chinelos possuem solas grossas e demasiado largas”, que podem influenciar a maneira como opera os pedais do veículo, ao ponto de poder mesmo pisar dois ao mesmo tempo.
Existe, ainda, o risco de este tipo de calçado ficar preso nos pedais, colocando em causa a segurança, não só do próprio condutor, como, claro está, daqueles que o rodeiam, pelo que é aconselhado critério na hora da escolha.
Já se optar por conduzir sem camisola, para ‘fintar’ o calor, tenha atenção para não se esquecer do cinto de segurança, visto que, isso sim, dá direito a multa. Além disso, fique a saber que, em caso de travagem brusca, este pode causar lesões corporais, já que está em contacto direto com a pele.
Leia Também: GNR e ACP enaltecem papel do público na segurança do Rali de Portugal