Foi oficialmente revelado esta segunda-feira o novo Audi Q3. Lançado originalmente em 2012, o modelo entra na sua terceira geração.
Modernizado, é um SUV com tecnologia híbrida, que a marca descreve como “uma companhia digital”, ao ser dotado de várias novidades. Será lançado em outubro em alguns mercados europeus, sendo que o preço de entrada na Alemanha será de 44.600 euros.
Desenho
O automóvel tem um design que quer ser mais emotivo e musculado, incluindo faróis integrados no conceito aerodinâmico, uma ampla grelha Singleframe e uma linha horizontal entre os faróis Matrix LED (pela primeira vez com módulo micro-LED) e as luzes traseiras (que opcionalmente podem ser digital OLED).
Com linhas elegantes, precisas e arredondadas, o Q3 incorpora toda a identidade Audi. Debaixo do Singleframe, há uma entrada de ar para refrigeração controlável. Atrás, há uma faixa estreita de luz que atravessa de um lado ao outro e um difusor integrado no para-choques.
As jantes são entre 17 e 20 polegadas, consoante a variante, havendo rodas aerodinâmicas de 18 ou 19 polegadas e cinco designs de 19 e 20 polegadas, fornecidos pela Audi Sport.
Na versão S, os para-choques da frente e de trás são diferentes, para além de estarem disponíveis peças extra em prateado como opção para a variante padrão. Os Audi Q3 surgem em 11 cores diferentes, incluindo com acabamentos metálicos. As duas grandes novidades são o castanho mate Madeira (exclusivo deste Q3) e o verde Sage. Para a versão S está reservado o cinzento metálico Daytona, enquanto a linha Advanced recebe o cinzento Tambora.
Motorizações
O novo Audi Q3 em movimento© Audi AG
Em termos de motor, o Audi Q3 de entrada (Audi Q3 SUV TFSI 110 kW) tem uma unidade 1.5 a gasolina de quatro cilindros com tecnologia ‘mild-hybrid’. Tem cerca de 148 cv de potência e caixa S tronic automática de sete velocidades.
O Audi Q3 SUV TFSI quattro 195 kW, com tração integral, tem o motor a combustão mais potente – um 2 litros quatro cilindros que debita mais de 261 cv e 400 Nm de binário. Está associado à caixa S tronica de sete velocidades.
A gasóleo, encontra-se o Audi Q3 SUV TDI 110 kW, mais talhado a percursos longos. Tem tração dianteira e caixa S tronic de sete velocidades, com 148 cv de potência e 360 Nm de binário.
No que toca à opção híbrida plug-in, Audi Q3 SUV e-hybrid 200 kW, inclui um motor elétrico de 85 kW e 330 Nm. A potência total é superior a 268 cv, subindo o binário para 400 Nm. A bateria tem 25,7 kWh de capacidade, permitindo uma autonomia exclusivamente elétrica de até 119 km. O carregamento dos dez aos 80 por cento pode ser feito em menos de meia hora.
Chassis e dinâmica
Ao nível de suspensões, o novo Audi Q3 tem três opções (molas de aço, suspensão desportiva e suspensão com controlo de amortecimento de duas válvulas).
Com uma dinâmica de condução melhorada, o SUV pode ficar mais ágil com o sistema de direção progressiva opcional que privilegia a precisão do centro.
O condutor beneficia de vários sistemas de apoio – controlo de velocidade de cruzeiro, sistema de auxílio ao estacionamento, limitador de velocidade, aviso de saída da faixa de rodagem com assistência de emergência, reconhecimento de sinais de tráfego, aviso de atenção e fadiga, assistência dianteira assistida com apoio a evasão e viragem, ajuda de tráfego cruzado e apoio de travagem de emergência.
Interior
Interior do Audi Q3© Audi AG
Por dentro, o Audi Q3 possui um espaço generoso, um painel de instrumentos que consiste num ecrã panorâmico de 11,9 polegadas e um ecrã tátil de 12,8 polegadas MMI que serve de base para o sistema de infoentretenimento que usa o Android Automotive OS. Há, também, um head-up display que complementa os ecrãs digitais.
A unidade de controlo do volante é nova, integrando pela primeira vez duas novas alavancas de coluna de direção – uma para selecionar as mudanças, outra para controlar as luzes e os limpa para-brisas. O espaço na consola central é maior.
Há vários pacotes de iluminação, que conferem um ambiente diferenciado ao carro em condições de baixa luminosidade. O novo sistema de som SONOS premium é um equipamento opcional. Várias funções podem ser operadas pelo assistente de aprendizagem controlado por voz, enriquecido por Inteligência Artificial diretamente integradas na viatura.
A Audi disponibiliza nove pacotes de interior, todos eles focados na eficiência no uso de recursos e no futuro – com elementos fabricados em materiais reciclados. O porta-bagagens tem 488 litros de capacidade, mas pode chegar aos 1.386 litros com os bancos traseiros totalmente rebatidos. A capacidade de reboque é de até 2.100 kg.
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