No futuro, a mobilidade pode dispensar o condutor no automóvel, e a Volkswagen está a apostar nesta vertente – tendo planos para um serviço de robotáxi em 2026 com a carrinha elétrica autónoma ID. Buzz AD.
Segundo a Deutsche Welle, a apresentação da versão de produção deste veículo aconteceu em Hamburgo no passado dia 17 de junho. Aquela cidade alemã será uma das abrangidas inicialmente, tal como Los Angeles nos Estados Unidos da América.
No passado mês de abril, o construtor alemão anunciou uma colaboração com a Uber nos EUA para fornecer milhares de viaturas – com a expectativa de encetar os testes ainda este ano, antes da chegada comercial em 2026.
A ID. Buzz AD é uma viatura nível 4, ou seja, totalmente autónoma e sem necessidade de condutor a bordo em áreas geograficamente limitadas. O desenvolvimento do software e dos sensores esteve a cargo da subsidiária Moia.
O modelo será fabricado em Hannover, esperando-se que saiam das linhas de montagem mais de 10.000 viaturas. Citado pela Deutsche Welle, Cristian Senger, diretor-executivo da Volkswagen Autonomous Mobility, deixou a ambição bem clara: “Acreditamos que podemos ser o fornecedor líder na Europa”.
As frotas são geridas, em tempo real, por um sistema de inteligência artificial, apoiando os passageiros de forma automática. É, também, efetuada a gestão de reservas. O enquadramento legal para a operação de viaturas autónomas de nível 4 é cumprido, estando garantida a supervisão remota.
Na Alemanha, este serviço da Volkswagen começará a operar na cidade de Hamburgo na Alemanha – país no qual a Autoridade Feferal dos Transportes Motorizados (KBA) diz que não há obstáculos legais a este tipo de veículos autónomos.
Oliver Blume, diretor-executivo do Volkswagen Group, afirmou numa nota publicada no site da marca: “Com a nossa solução completa totalmente autónoma, estamos a criar uma oferta de mobilidade que é única nesta forma: cidades, municípios e operadores de frotas podem fornecer mobilidade autónoma de forma simples e fiável. Os nossos ‘shuttles’ sem condutor ID. Buzz fazem parte de um pacote totalmente ligado de 360º composto de tecnologia líder, uma frota de veículos atrativa, gestão de frota inteligente e um sistema de reservas centrado no cliente – todo a partir de uma fonte única e rapidamente escalável para o tamanho de frota em estrada. Isto posiciona o Grupo Volkswagen entre os que estão na linha da frente num mercado em crescimento de multi-biliões de dólares. Hamburgo é o nosso ponto de partida. A partir de 2026, traremos mobilidade sustentável e autónoma para o emprego em larga escala na Europa e nos EUA”.
Serviços de robotáxi pelo mundo
Enquanto a Volkswagen está, agora, a entrar no segmento do transporte por táxis de condução autónoma, o conceito está longe de ser novo.
A Tesla está, atualmente, a trabalhar para lançar o seu próprio serviço na cidade de Austin (Estados Unidos da América). E, no mesmo país, há a Waymo.
A empresa opera serviços de robotáxi em várias cidades americanas, com uma grande frota de Jaguar I-Pace totalmente elétricos. O objetivo é crescer ainda mais até ao fim de 2026.
Mas também na China já há táxis de condução autónoma: a Baidu tem uma frota de cerca de 1.000 carros automáticos (os Apollo Go), a WeRide possui um serviço de 400 viaturas e a Pony.ai tem mais de 300 robotáxis.
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