Sem categoria Toyota Land Cruiser torna-se exclusivamente híbrido na Europa

Toyota Land Cruiser torna-se exclusivamente híbrido na Europa


Meses depois do seu lançamento em finais de 2024, o novo Toyota Land Cruiser já está a ser vendido na Europa – numa configuração híbrida ‘mild hybrid’, cujas entregas começarão no final deste ano. Todos os modelos Land Cruiser europeus passam a ter este sistema, o que não compromete aquilo que é a sua essência – as aptidões para qualquer tipo de terreno.

 

O motor 2,8 litros turbo-diesel mantém-se, mas agora está associado a um conjunto híbrido relativamente simples que inclui um motor-gerador elétrico no lugar do alternador, uma bateria de iões de lítio de 48V e um conversor DC-DC.

O motor-gerador elétrico é impulsionado pelo motor de combustão e carrega a bateria de iões de lítio. Tem função de regeneração e contribui para a experiência de condução quer dentro, quer fora de estrada.

A bateria de iões de lítio de 48V tem 4,3 Ah de capacidade. Pesa, apenas, 7,6 kg, tendo componentes internos compactos. Pode fornecer mais 12 kW de potência e 65 Nm de binário no arranque. A bateria e o conversor DC-DC estão protegidos contra a infiltração de água, recebendo tanto ar fresco quanto possível.

A energia acumulada através da regeneração é utilizada para a função stop-start, apoiando também a aceleração. A eficiência melhora, havendo sensações mais lineares na aceleração e desaceleração. Já fora de estrada, o Toyota Land Cruiser vê a sua capacidade de enfrentar obstáculos aprimorada pelo sistema híbrido.

O condutor pode selecionar o desempenho do stop-start – Normal ou Long – através do ecrã. O modo Long aumenta o tempo de paragem do motor ao ralenti quando o ar condicionado está a funcionar.

Quando está a subir um declive, o sistema stop-start mantém a pressão de travões até haver binário suficiente de forma a garantir um arranque suave – considerando que, nestes casos, pode haver um pequeno atraso entre o reinício do motor e a geração do binário. Já no caso de reiniciar a marcha em piso nivelado, é compensado qualquer binário em excesso.

O motor elétrico está montado numa posição elevada e está protegido da água, permitindo o seu funcionamento mesmo em condições extremas como ao passar em água – uma vez que o Toyota Land Cruiser é um carro talhado para enfrentar percursos fora de estrada, por vezes adversos.

Leia Também: Um carro elétrico polui tanto como três híbridos? As contas da Toyota

Related Post

Generated by Feedzy