Sem categoria Icónico Mini ganha nova vida com um impressionante motor de 1.310 cc

Icónico Mini ganha nova vida com um impressionante motor de 1.310 cc


Um dos grandes ícones da indústria automóvel é o Mini, que desde os seus primórdios deixou marcas nas estradas e na competição. O Mk 5 Sportspack foi, agora, trabalhado pela Callum em colaboração com a Wood and Pickett ganhando uma nova vida.

 

Este clássico passou a ter um motor Stage 3 de estrada e ralis construído de novo. Tem 1.310 centímetros cúbicos de cilindrada e 111,5 cv de potência, recebendo uma nova cabeça de cilindro e injeção twin point. Também a caixa de velocidades e a ECU foram aprimoradas. Há, também, um sistema de escape de dupla saída, com as saídas a apontarem para cima.

O clássico britânico recebeu um kit de suspensões configurado para o uso em estrada, travões atualizados com discos ventilados de 8,4 polegadas e jantes de 13 polegadas em liga leve concebidas pela própria Callum para este projeto.

Quem vê o carro redesenvolvido, reconhece nele o original facilmente. Não obstante, tem um design totalmente novo inspirado no histórico de trabalhos e experiência da Wood and Pickett e da Callum.

Há saias laterais dianteiras e traseiras novas, assim como as soleiras. A parte traseira do carro foi redesenhada, sendo mais eficiente do ponto de vista da aerodinâmica e refrigeração. A iluminação também é nova, apesar de os seus formatos serem típicos de um Mini clássico.

O interior deste Mini redesenhado© Callum  

Por dentro, as transformações continuam a ser visíveis: o painel de instrumentos novo inspira-se nos interiores ‘Margrave’ da Wood and Pickett. Há, até, uma parte digital. Os estofos são em couro Tan Bridge of Weir, homenageando o artesanato britânico para além de conferirem uma sensação luxuosa. E têm, também, um padrão que remete para um carro clássico. Foram incluídos novos botões, molduras metálicas e bancos personalizados – resultando numa maior modernidade e conforto.

A estreia do Wood and Pickett Mini by Callum está marcada para 27 a 29 de junho no Heveningham Concours no Reino Unido. O preço começa nas 75 mil libras (cerca de 88 mil euros à taxa de câmbio atual), mas é um modelo de edição muito limitada em que cada unidade vai ser talhada para o seu cliente e fabricada à mão. David Gandy recebeu o primeiro destes Mini.

Ian Callum, diretor de design na Callum, afirmou em comunicado: “O Mini é um dos carros mais importantes alguma vez criado, não só pela sua engenharia inovadora, como também pelo que representa culturalmente como um símbolo da genialidade e estilo britânicos. É um carro que quebrou as regras e se tornou num ícone global. Reimaginá-lo através da lente da Callum, com o trabalho artesanal da Wood and Pickett, foi profundamente gratificante”.

Leia Também: Mais um clássico com ‘reencarnação’ elétrica? Skoda reinventa Favorit

Related Post

Generated by Feedzy