O novo Xiaomi YU7 chega ao mercado e promete ‘atacar’ a concorrência, desde logo o Tesla Model Y. Os preços são competitivos, começando no equivalente a cerca de 30 mil euros para a versão Standard.
Essa é uma das três variantes do novo SUV elétrico de luxo e alto desempenho – que, pelo menos para já, só está disponível na China. As outras são a Pro (33.350 euros) e YU7 Max (39.300 euros). Todas elas têm longo alcance, sendo a Standard de tração traseira, a Pro de tração integral e a Max de tração integral e alto desempenho.
Trata-se, pois, de um modelo que não só tem a autonomia maior do segmento (pode superar os 800 km), como também um preço muito competitivo – abaixo de um Tesla Model Y, que é o seu grande rival. O veículo do fabricante liderado por Elon Musk custa, em Portugal, mais de 45 mil euros, com a autonomia a quedar-se nos 568 km. Se vier a chegar a Portugal e à Europa, o YU7 poderá até ser vendido por mais do que os cerca de 30.000 euros do mercado chinês, mas mesmo assim é expectável que fique abaixo do rival americano.
O novo SUV da Xiaomi em resumo
Com traços equilibrados e sofisticação, o YU7 da Xiaomi quer ser disruptivo. Tem a postura rebaixada típica destes SUV, capot longo e um corpo largo. A traseira é musculada, num carro com carroçaria elegante, tendo os puxadores das portas embutidos.
Há várias opções de jantes. De série, surgem as Diamond-Cut de 19 polegadas, mas também há as opções de 20 polegadas (variantes Halo e Vortex) e ainda as mais dinâmicas jantes de 21 polegadas Phanton a calçarem pneus Michelin Primacy 5 Energy concebidos especificamente para a Xiaomi.
Encontram-se, ainda, pinças de travão Brembo de quatro êmbolos em vermelho ou amarelo, contribuindo para um aspeto desportivo e, claro, para o desempenho.
A autonomia chega aos 835 km, em ciclo CLTC, na versão Standard. No entanto, as duas versões mais altas da gama – YU7 Pro e YU7 Max – percorrem menores distâncias ao serem de tração integral e mais alto desempenho. As autonomias são, respetivamente, de 770 km e 760 km.
O motor elétrico Xiaomi HyperEngine V6s Plus equipa toda a gama, debitando 288 kW de potência de pico e 528 Nm de binário. O Xiaomi YU7 Max atinge 690 cv de potência, podendo andar a um máximo de 253 km/h. A aceleração dos 0 aos 100 km/h demora 3,23 segundos.
Por dentro, o conforto não foi esquecido. É um habitáculo concebido para ser silencioso, protegido da radiação ultravioleta e, no caso da versão Max, há um teto panorâmico. Há filtro HEPA, que mantém a qualidade do ar interior.
As sensações de luxo não foram esquecidas, com uma área espaçosa, superfícies suaves ao toque, bancos estofados em pele Nappa e a opção de dois bancos dianteiros de gravidade zero reclináveis automaticamente. Os bancos traseiros reclinam a 135º e têm aquecimento, para além de uma grande amplitude de ajuste vertical.
Em termos de tecnologia, destacam-se os três ecrãs Mini LED do Xiaomi HyperVision Panoramic Display – que se estreia neste veículo. Os dados da velocidade e navegação são projetados no campo de visão natural do condutor. Há, ainda, a Cabine Inteligente com HyperOS e o assistente de voz Hyper XiaoAi AI.
As três versões possuem a nova geração do chip Nvidia Drive AGX Thor, LiDAR, radar 4D de ondas milimétricas, 11 câmaras de alta definição e 12 radares ultrassónicos.
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