Sem categoria Lotus “sem planos” para fechar fábrica histórica no Reino Unido

Lotus “sem planos” para fechar fábrica histórica no Reino Unido


Ao longo de quase 60 anos, a Lotus – agora sob a tutela da Geely – produziu na fábrica de Hethel. O futuro das instalações está, agora, envolto em alguma dúvida, com a possibilidade de mudar a produção para os Estados Unidos da América. No entanto, não existem intenções de fechar qualquer fábrica.

 

Um encerramento deixaria em risco mais de 1.000 postos de trabalho. De acordo com a publicação Autocar, a gestão na China terá obrigado já a parar a produção: no meio de maio, houve uma interrupção no fabrico do Emira, que é o modelo mais importante naquela fábrica. Tudo devido às tarifas. Além do Reino Unido, o construtor também produz em Wuhan (China).

A Autocar escreve que, segundo o The Financial Times, o governo britânico já veio manifestar disponibilidade para apoiar a Lotus.

Para além disso, esta segunda-feira entra em vigor o entendimento entre o Executivo do Reino Unido e a administração Trump para que as tarifas relativas aos automóveis fabricados em solo britânico importados nos Estados Unidos desçam dez por cento. Antes, o requisito era pagar 25 por cento das importações – não só de carros, como também de peças.

Certo é que a marca apresentou prejuízos e tem vindo a cortar nas despesas a vários níveis – incluindo o layoff de 270 trabalhadores em Hethel no fim de abril parcialmente motivado pelas tarifas, informa a BBC.

A escolha dos Estados Unidos da América ajudaria a mitigar as barreiras causadas pelas tarifas de Donald Trump, e o diretor-executivo da Lotus, Feng Qingfeng disse há poucos dias numa chamada com investidores: “Acreditamos que a localização é um plano viável. Estamos a tentar alavancar a nossa estratégia nos EUA para recuperar dos prejuízos devido à subida das tarifas”.

Entretanto, num comunicado, a marca esclarece: “O Reino Unido é o coração da marca Lotus – casa do nosso fabrico de carros desportivos, centro de design global, operações no desporto motorizado e Lotus Engineering. É também o nosso maior mercado comercial na Europa. A Lotus Cars continua com as suas operações normais e não há planos para fechar a fábrica“.

A nota de imprensa enaltece o investimento forte feito no Reino Unido recentemente. E também refere que a Lotus está a “explorar ativamente opções estratégicas para melhorar a eficiência e garantir competitividade global no mercado em evolução”.

O documento termina com uma garantia de compromisso da Lotus Cars para com “os clientes, funcionários, concessionários, fornecedores”.

Fundada em 1952, a Lotus começou numa garagem do seu lendário fundador, Colin Chapmanan. Desde 1966 que está baseada em Hethel, apenas sete anos depois de se mudar para novas instalações em Cheshunt.

Leia Também: Novo carro do Rei Carlos III é elétrico e custa quase 200.000 euros

Related Post

Generated by Feedzy