A chegada do novo Xiaomi YU7 o mercado foi um amplo sucesso – com mais de 200.000 unidades encomendadas num espaço de três minutos. É um modelo SUV totalmente elétrico.
A marca tecnológica chinesa revelou esses dados na rede social Weibo, anunciando também que, em apenas uma hora, já registava 289.000 encomendas.
De acordo com a Business Insider, este desempenho de vendas do novo automóvel foi seguido de um disparar do valor das ações da Xiaomi na Bolsa de Hong Kong – em oito por cento na passada sexta-feira, um dia após o lançamento.
Com tecnologia e desempenhos impressionantes, o Xiaomi YU7 apresenta um preço de entrada pelo equivalente a cerca de 30 mil euros. Para já, está disponível apenas na China.
Além da variante Standard, há também a Pro e a Max – que é a mais cara, custando cerca de 39.300 euros, com tração integral e alto desempenho).
A autonomia impressiona, podendo superar os 800 km (em ciclo CLTC) dependendo da versão do modelo. O motor elétrico é o Xiaomi HyperEngine V6s Plus elétrico, cuja potência chega aos 690 cv no Xiaomi YU7 Max. A velocidade máxima situa-se nos 253 km/h, enquanto a aceleração dos 0 aos 100 km/h demora 3,23 segundos nesta variante topo de gama.
Encontram-se jantes em três tamanhos possíveis, pinças de travão Brembo de quatro êmbolos, um desenho típico deste tipo de SUV, com perfil rebaixado e capot longo. O desenho teve uma grande preocupação com a eficiência aerodinâmica, estando os puxadores embutidos nas portas de forma a proporcionar superfícies mais lisas.
Por dentro, encontram-se materiais nobres como estofos dos bancos em pele Nappa, tal como proteção contra a radiação ultravioleta, bancos aquecidos, filtro de ar HEPA ou três ecrãs Mini LED.
Sendo a Xiaomi uma líder na tecnologia, não é de estranhar que o novo Xiaomi YU7 esteja equipado com vários sistemas – incluindo Cabine Inteligente com HyperOS e assistente de voz Hyper XiaoAi AI.
De modo a garantir as assistências à condução, o carro está munido de LiDAR, radar 4D de ondas milimétricas, 11 câmaras de alta definição e 12 radares ultrassónicos.
O ano de 2025 está a ser pródigo para a Xiaomi, que também tem o seu carro executivo SU7 a destacar-se com recordes batidos em Nürburgring – tanto que já ‘ganhou’ uma edição limitada em homenagem a tais feitos.
Pelo contrário, a Tesla – com quem a tecnológica chinesa está a visar fazer frente no setor dos automóveis – está a ter meses complicados, continuando a perder terreno em especial na Europa. Parte deste desempenho em quebra justifica-se com a polémica passagem de Elon Musk pela administração Trump.
Leia Também: Novo Xiaomi YU7 já tem preço. Três versões disponíveis