Um carro de sonho que se tornou numa experiência de pesadelo. Assim se poderia descrever aquilo por que passou um cidadão alemão depois de ter comprado um Aston Martin Valkyrie em 2022, tendo em conta a multiplicidade de problemas que o hipercarro lhe deu.
O homem, sob o pseudónimo ‘Sebastian Kunze’ adquiriu o modelo em fevereiro de 2022 por cerca de três milhões de euros, segundo o Handelsblatt. Desde então, e depois de pouco mais de 440 km percorridos, a experiência foi muito diferente daquela que se poderia esperar. E para pior.
Em agosto do ano passado, quase teve um acidente com uma ambulância porque o som do ruído do carro não lhe permitiu ouvir o veículo de emergência a aproximar-se. Ou seja, terá falhado o sistema de auscultadores especiais do Aston Martin Valkyrie, que a partir de microfones externos garante que o condutor consegue ouvir sons exteriores. Esta é uma medida para incrementar a segurança, tendo em conta o elevado ruído do motor no habitáculo.
Desde então, nunca mais conduziu o carro. Mas este foi apenas um dos múltiplos problemas que afetaram o carro britânico. Sebastian Kunze queixa-se no processo que o sistema Rocket Locker foi retirado sem o seu consentimento. Este impede o carro de se afundar quando é desligada a pressão hidráulica. Por outro lado, no processo judicial fala de danos ocorridos durante o transporte que nunca foram reparados.
Também reporta falhas no sistema de alta voltagem e o surgimento de luzes de alerta no painel. No tribunal em Aachen, o indivíduo não escondeu a sua frustração: “Estou farto da Aston Martin”, terá dito.
O homem pediu a reversão da compra, que a Aston Martin negou ao considerar que os defeitos reportados não eram significativos. A marca também calculou que uma devolução teria de estar associada a um pagamento de 55 mil euros pela distância que o carro percorreu.
Marco Rogert, advogado de Sebastian Kunze, alega que são vários defeitos que ninguém aceitaria, muito menos depois de pagar uma quantia milionária pelo Aston Martin Valkyrie.
Da parte da Aston Martin, o Handelsblatt escreve que o fabricante ou nega os problemas, ou considera que não são defeitos. Também duvida das afirmações do proprietário, enquanto os advogados alegam que um tribunal na Alemanha não é o sítio certo para o assunto já que os acordos de aquisição ditam que se iria aplicar a lei britânica para a resolução de conflitos.
No entender de Marco Rogert, a razão está do lado de Sebastian Kunze, já que a aquisição foi feita como cliente, estando protegido pelos regulamentos europeus.
O Aston Martin Valkyrie é um hipercarro para o uso legal em estrada, com mais de 1.000 cv de potência debitados por um motor V12 cujo binário atinge 780 Nm. Um motor elétrico de 120 kW completa o conjunto híbrido, com uma bateria de 1,2 kWh. A potência combinada ao carregar no botão ERS eleva-se para os 1.040 cv, equanto o binário se situa nos 880 Nm.
A transmissão consiste numa caixa sequencial de sete velocidades, com marcha-atrás eletrónica e sistema de controlo de shift-by-wire.
Os travões estão equipados com discos CCM-R, havendo múltiplas ajudas desde o clássico ABS ao sistema de travagem de emergência.
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