O Polestar 7 será produzido na Europa, mais concretamente na Eslováquia. Esta será a primeira vez que tal acontece na história da marca, que irá partilhar as instalações de produção em Kosice e a base tecnológica com a Volvo.
Um comunicado lançado esta quinta-feira anuncia o memorando de entendimento entre as duas marcas. Ressalva, porém, que ainda é necessário chegar a um acordo final.
Antes do Polestar 7, a fábrica começará a produzir a próxima geração de um modelo da Volvo que ainda não foi anunciado.
O modelo do fabricante sueco de carros elétricos criado em 2017 é um SUV premium, cuja base tecnológica será partilhada com dois Volvo que serão lançados no futuro – incluindo o EX60.
Por outro lado, o futuro automóvel, que chegará em 2028, terá a mesma base ao nível de software, sistema central e infraestrutura de cloud do que os EX90, ES90 e EX60 da Volvo e o Polestar 3.
Entre os outros modelos da Polestar, o 2 e o 4 são fabricados na China, nas instalações da Geely, tal como acontecerá com o futuro 5. Já o 3 é construído a par do Volvo EX90, mas nos Estados Unidos da América.
Este é um passo natural para a Polestar, que continua a expandir-se na Europa. Recentemente, anunciou a entrada em França com todos os seus modelos (2, 3 e 4). Já está presente em 28 países (incluindo Portugal) de quatro continentes diferentes.
Apesar dos planos agora anunciados, a fábrica de Kosice ainda está a ser construída. Promete neutralidade climática e será dedicada ao fabrico de carros elétricos – em linha com a estratégia da Volvo, que pretende ter uma gama 100 por cento elétrica até 2040.
O diretor-executivo da Polestar, Michael Lohscheller, falou assim desta parceria que levará a marca a produzir na Europa: “Trabalhar com a Volvo Cars para desenvolver e fabricar o Polestar 7 na Europa é uma oportunidade única que irá reforçar a nossa posição no nosso mercado caseiro. A nossa estratégia de utilizar as arquiteturas do Grupo como a base para o nosso alinhamento de modelos futuro dá-nos acesso às melhores e mais recentes tecnologias de forma eficiente em termos de custos. Com um design e características de condução desportivas que são instantaneamente reconhecíveis, o Polestar 7 irá estabelecer novos padrões no segmento dos SUV compactos”.
Hakan Samuelsson, presidente e diretor-executivo da Volvo Cars, comentou: “A nossa colaboração com a Polestar no desenvolvimento e fabrico do Polestar 7 sublinha a forma como a Volvo Cars e a Polestar continuam a alavancar sinergias para entregar eficientemente carros notáveis construídos para os nossos diferentes segmentos de clientes. Esta colaboração está assente no sucesso dos nossos esforços conjuntos nos amplamente proclamados Polestar 2 e Polestar 3”.
Leia Também: Polestar volta a expandir-se na Europa e chega a novo país