Sem categoria Mitsubishi Grandis renova-se e volta à Europa 13 anos depois

Mitsubishi Grandis renova-se e volta à Europa 13 anos depois


A Mitsubishi anunciou o novo Grandis para a Europa. Trata-se de um SUV compacto, que se segue ao ASX (do mesmo tipo) e ao hatchback compacto Colt. É o terceiro modelo introduzido neste mercado desde 2023. O lançamento é esperado para para o próximo ano.

 

O carro terá como base a plataforma CMF-B da Renault, marcando o regresso do Grandis ao ‘Velho Continente’ 13 anos depois. Terá variantes mild hybrid e híbrida EV.

O mild hybrid terá um motor turbo 1,3 litros a gasolina com 103 kW/140 cv de potência, associado a caixa manual de seis velocidades ou caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades (7DCT).

Já o Mitsubishi Grandis híbrido EV (HEV) possuirá um motor quatro cilindros 1,8 litros a gasolina com 80 kW/109 cv e dois motores elétricos – um principal (36 kW/49 cv) e um gerador (15 kW/20 cv). A potência total do conjunto é de 115 kW/156 cv.

A bateria de iões de lítio tem 1,4 kWh de capacidade, havendo uma caixa de velocidades multi-modo. Há três modos de condução: EV (totalmente elétrico), híbrido e regenerativo, que recorre à travagem regenerativa para recuperar energia em desaceleração. O condutor pode, ainda, ativar o modo E-Save.  O modo de condução ideal pode ser selecionado automaticamente.

Em termos de desenho exterior, o automóvel possui o design Dynamic Shield típico da Mitsubishi na dianteira, com a grelha preta brilhante e pormenores em prateado acetinado. Atrás, encontra-se um padrão de hexágonos esculpidos. As novas jantes têm 19 polegadas.

No que toca ao interior, tem capacidade para cinco ocupantes na tradicional disposição de duas filas (dois lugares na frente e três atrás). Os bancos traseiros deslizam até 160 milímetros para trás e para a frente.

O automóvel possui um ecrã vertical de 10,4 polegadas com sistema de ligação ao smartphone, recorrendo também à conectividade Google – o que permite gerir chamadas, tocar música, ajustar os níveis do ar condicionado e até navegar através do Google Maps. São suportados Apple CarPlay e Android Auto. O condutor usufrui dos ‘drive modes’ Perso, Eco, Comfort e Sport.

Novo Mitsubishi Grandis por dentro© Mitsubishi  

O porta-bagagens tem 434 litros, mas com os bancos deslizados para a posição mais dianteira possível essa capacidade aumenta para 566 litros e chega aos 1.455 litros com os mesmos bancos dobrados. A porta da bagageira pode ser aberta e fechada através do painel de instrumentos e até colocando um pé sob o para-choques traseiro, munido da chave na mão.

Há, ainda, um tejadilho panorâmico que pode ser totalmente transparente, sombreado ou misto. A configuração é ditada pelos ocupantes.

No que toca aos sistemas de segurança, o novo Mitsubishi Grandis chega com sensores de ultrassom, câmaras e radar frontal. A assistência à condução inclui mais de 20 sistemas. Entre eles, encontram-se alerta de tráfego traseiro, controlo de velocidade de cruzeiro com stop & go (stop & go só nas variantes HEV), monitor de visão ao redor do carro, aviso de ângulo morto, aviso de distância, sistema de mitigação de colisão frontal, aviso de saída de faixa e assistente de manutenção na faixa, tal como assistente de centralização na faixa na variante HEV, entre outros.

Leia Também: Mitsubishi prepara ‘investida’ na Europa com ‘ajuda’ da Renault

Related Post

Generated by Feedzy