Há diversas luzes e sinais no painel de instrumentos de um carro. Algumas acendem mais regularmente, outras apenas em caso de potenciais avarias que é preciso ter em séria consideração.
Muitas destas luzes acendem-se regularmente por instantes quando coloca a chave e gira a ignição, mesmo antes de o motor ser ativado. Mas, caso permaneçam acesas ou se iluminem durante o exercício da condução, a atenção é exigida.
Motor: Esta luz, quando acesa, pode significar um problema no motor, no sistema de emissões de gases ou na injeção eletrónica. É recomendável levar o automóvel a um mecânico quando possível.
Luz do motor© Shutterstock
Velas de aquecimento: Este símbolo costuma, também, acender no momento da ignição. Quando não se apaga, uma ou mais velas do motor poderão estar com uma avaria e é necessário substituir.
Temperatura: Alguns carros têm um indicador exato do nível da temperatura, mas se a luz de temperatura acender é necessário confirmar os níveis de líquido no radiador ou aferir se poderão haver fugas.
Bateria: Habitualmente, acende-se aquando da ignição, mas em condições normais apaga-se logo. Se permanecer acesa, pode ser indício de problemas na bateria ou no alternador.
Luz de alerta de bateria© Shutterstock
Luz do óleo: A luz com uma lata de óleo é sinónimo de um problema de falta/baixo nível de óleo, ou da pressão do sistema. Deve parar o veículo e verificar os níveis de óleo com a vareta o mais rapidamente possível (com o veículo em marcha, dê tempo suficiente para arrefecer, sob o risco de sofrer queimaduras).
Luz de alerta do óleo© Shutterstock
Travões: Um ícone circular com um ‘P’ ou um ponto de exclamação no meio significa, habitualmente, que o travão de estacionamento está ativado. Mas também pode ser indiciadora de problemas no sistema de travagem. Há, também, uma luz indicadora de problemas no ABS.
Luz dos travões© Shutterstock
Airbag: Outra luz que acende quando é ligada a ignição é a do airbag. Se permanecer acesa, é mais preocupante, já que poderão existir anomalias com algum airbag do carro. Embora não represente perigo acrescido de acidente, a segurança dos ocupantes pode ficar em risco no caso de colisões.
Pressão dos pneus: Há, também, carros que têm uma luz que alerta para os níveis anormais de pressão dos pneus. E, em particular os mais modernos, têm sistema de monitorização da pressão dos pneus tendo informação mais exata disponível no sistema de infoentretenimento.
Luz da pressão dos pneus© Shutterstock
Leia Também: Como ‘salvar’ a vida útil da bateria de um carro elétrico?