Sem categoria Produção de carros elétricos em Portugal. Eis os números

Produção de carros elétricos em Portugal. Eis os números


Foram divulgadas recentemente as estatísticas detalhadas do setor automóvel em Portugal, num relatório da ACAP – Associação Automóvel de Portugal. Entre os dados, estão os veículos produzidos por tipo de combustível.

 

Os carros elétricos têm surgido cada vez mais nas estradas do país e do mundo embora ainda não sejam, nem de perto, nem de longe, tão comuns como os que possuem motorizações convencionais. Em termos de produção, constituem uma minoria entre aqueles que saem das linhas de montagem em Portugal.

Os números mostram que foram produzidos 302 automóveis elétricos ligeiros de passageiros no país em 2024, de três marcas diferentes – Citroën, Opel e Peugeot, que foi a que mais unidades registou (118).

Já no que toca a ligeiros de mercadorias, existiram 844 elétricos produzidos em Portugal por quatro marcas. Uma vez mais, a Peugeot ficou na liderança. A Fuso registou 330 viaturas comerciais pesadas elétricas produzidas no país, às quais se juntam 27 da Caetano.

Ao todo de todas as tipologias de veículos, existiram 1.503 elétricos produzidos em Portugal. É uma clara minoria perante os 331.014 de gasolina/gasóleo.

De facto, 124.102 viaturas produzidas em solo português em 2024 eram a gasóleo e 206.912 a gasolina. Há, também, o registo de 29 a hidrogénio – todas elas são comerciais pesados vindos das linhas de montagem da Caetano.

Em termos de matrículas, houve um forte crescimento de viaturas elétricas em Portugal no ano passado – 41.757 ligeiros de passageiros, 2.323 ligeiros de mercadorias (ligeiro decréscimo), 44 pesados de mercadorias e 79 pesados de passageiros (numa clara descida face a 2023).

Leia Também: Fábricas automóveis em Portugal faturaram 5,3 mil milhões de euros

Related Post

Generated by Feedzy