Sem categoria Mundial de Ralis anuncia calendário para 2026 e vem a Portugal

Mundial de Ralis anuncia calendário para 2026 e vem a Portugal


Foi anunciado esta manhã o calendário do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) para 2026. A agenda prevê, de novo, 14 rondas, sendo uma delas o Rali de Portugal em maio – que se mantém desde 2009, com interrupção em 2020 devido à pandemia.

 

A agenda foi aprovada pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA em votação eletrónica. Conforme manda a tradição, o arranque será com o Rali de Monte Carlo, disputado em piso misto de neve e asfalto não só no Principado do Mónaco, como em estradas no sul de França. Será de 22 a 25 de janeiro.

A meio de fevereiro realiza-se o único rali puramente de inverno – na Suécia. Depois da única ida a África em março (Rali Safari Quénia, em pisos de terra), o WRC regressará à Europa em abril com o Rali da Croácia – o primeiro do ano exclusivamente em asfalto. O país volta ao calendário, de onde sai o Rali da Europa Central.

Ainda antes de Portugal, há a ida às Ilhas Canárias (Espanha), com a ronda lusa marcada para 7 a 10 de maio. Este ano, recorde-se, Sébastien Ogier venceu a prova pela sétima vez. O Rali do Japão é antecipado de novembro para o fim de maio, enquanto o Rali da Sardenha muda-se de junho para outubro de 2026.

A jornada italiana será a penúltima no próximo ano, antes do Rali da Arábia Saudita – que, tal como acontecerá já este ano, irá encerrar a temporada em meados de novembro (entre os dias 11 e 14).

A temporada de 2026 ficará marcada pelo último ano do ciclo de homologação dos atuais Rally1, tendo sido confirmada a continuação dos regulamentos técnicos atuais com dois jokers de homologação para desenvolvimento do chassis.

Jona Siebel, diretor de gestão do WRC Promoter, disse ao site oficial do Mundial de Ralis: “Este é um calendário feito com propósito. É diversificado, flui bem, e reflete o ‘feedback’ que recebemos das equipas, pilotos e partes interessadas. Pensámos seriamente como a sequência de eventos pode ter impacto na luta desportiva”.

Da parte da FIA, o presidente Mohammed Ben Sulayem comentou: “O calendário de 2026 do WRC é um reflexo poderoso da força e apelo globais do campeonato. Combina a tradição de ralis icónicos com o regresso de eventos mais novos em regiões nas quais a participação e interesse nos ralis continuam a crescer”.

Calendário do WRC para 2026

22 a 25 de janeiro: Rali de Monte Carlo (Mónaco) (Piso misto)
12 a 15 de fevereiro: Rali da Suécia (Neve)
12 a 15 de março: Rali Safari Quénia (Terra)
9 a 12 de abril: Rali da Croácia (Asfalto)
23 a 26 de abril: Rali das Ilhas Canárias (Espanha) (Asfalto)
7 a 10 de maio: Rali de Portugal (Terra)
28 a 31 de maio: Rali do Japão (Asfalto)
25 a 28 de junho: Rali da Acrópole (Grécia) (Terra)
16 a 19 de julho: Rali da Estónia (Terra)
30 de julho a 2 de agosto: Rali da Finlândia (Terra)
27 a 30 de agosto: Rali do Paraguai (Terra)
10 a 13 de setembro: Rali do Chile (Terra)
1 a 4 de outubro: Rali da Sardenha (Itália) (Terra)
11 a 14 de novembro: Rali da Arábia Saudita (Terra)

Leia Também: Oliver Solberg vence Rali da Estónia, mas Tänak é o novo líder do Mundial

Related Post

Generated by Feedzy