Sem categoria Frédéric Vasseur renova como líder da Ferrari na Fórmula 1

Frédéric Vasseur renova como líder da Ferrari na Fórmula 1


Já é oficial: Frédéric Vasseur continua a ser o chefe de equipa da Ferrari no Campeonato do Mundo de Fórmula 1. A renovação foi anunciada esta quinta-feira, dias depois do GP da Hungria.

 

O francês chegou a Maranello em 2023, com uma missão clara: alicerçar, a todos os níveis, o regresso da Ferrari às conquistas na categoria rainha. No entender do construtor, essas bases foram construídas, com a renovação a refletir “a determinação de construir sobre as fundações estabelecidas até agora”. Não foi especificada a duração concreta do vínculo, mas sabe-se que é plurianual.

Como tem estado a Ferrari com Vasseur?

A chegada de Frédéric Vasseur à Ferrari aconteceu a 9 de janeiro de 2023, pelo que o seu impacto na preparação dessa época desportiva foi limitado.

Em 2023, Carlos Sainz e Charles Leclerc foram os pilotos, somando os 406 pontos que levaram a equipa ao terceiro lugar no Campeonato de Construtores. Sainz foi o único além da Red Bull a ganhar uma corrida, no GP de Singapura, mas Leclerc levou a melhor no campeonato com o quinto posto.

Já com Frédéric Vasseur plenamente integrado na preparação, a Ferrari melhorou consideravelmente em 2024: foi vice-campeã de construtores com 652 pontos, lutando até ao fim pelo título com a McLaren (terminou a apenas 14 pontos de distância).

Mais uma vez, Carlos Sainz e Charles Leclerc foram os pilotos, conseguindo oferecer cinco triunfos à Ferrari. O monegasco foi, uma vez mais, o melhor da equipa, em terceiro apenas atrás de Max Verstappen (Red Bull) e de Lando Norris (McLaren/Mercedes).

O ano de 2024 ficou, também, marcado pelo anúncio de Lewis Hamilton como piloto a partir de 2025 – no lugar de Carlos Sainz.

Esta época era, pois, encarada com grandes ambições. No entanto, a Ferrari apresentou um deteriorar do desempenho por comparação com a concorrência até à pausa de verão: ainda não se mostrou capaz de ganhar e tem apenas cinco pódios em 13 corridas principais. Ainda assim, está em segundo – muito longe da líder McLaren, mas com todas as chances de repetir o ‘vice’ do ano passado.

Em termos de pilotos, Charles Leclerc é, neste momento, o mais bem colocado em quinto – logo na frente de Lewis Hamilton, que não está a ter uma época fácil.

Preparação para 2026

No próximo ano, Frédéric Vasseur terá de liderar a Scuderia no início de um novo ciclo regulamentar que constitui uma oportunidade de ouro para fazer ganhos competitivos e regressar, finalmente, ao topo.

A estrutura e processos montados ao longo dos últimos anos, assim como a estabilidade em termos de pilotos e chefias, criam as condições para capitalizar essa oportunidade. O desenvolvimento do monolugar e da unidade motriz já decorre, quando faltam menos de seis meses para a estreia em pista nos testes privados de Barcelona (26 a 30 de janeiro).

O diretor-executivo da Ferrari, Benedetto Vigna, afirmou: “Hoje queremos reconhecer o que foi construído e comprometer-nos ao que ainda precisa de ser alcançado. Isto reflete a nossa confiança na liderança do Fred – uma confiança assente na ambição partilhada, expectativas mútuas e responsabilidade clara. Seguimos em frente com determinação e foco, unidos na nossa perseguição do nível de desempenho que a Ferrari tem de almejar”.

Leia Também: Hamilton sem dúvida: “Ferrari é o carro mais difícil que pilotei à chuva”

Related Post

Generated by Feedzy