Fernando Alonso pode ficar de fora do GP da Hungria de Fórmula 1. Uma lesão muscular nas costas deixa o piloto da Aston Martin de fora do primeiro treino livre, sendo substituído pelo brasileiro Felipe Drugovich.
Um comunicado emitido esta manhã pela formação britânica anuncia: “Nos dias a seguir ao GP da Bélgica, Fernando Alonso esteve a gerir uma lesão muscular nas costas. Enquanto continua com o tratamento esta manhã, optou por ficar de fora do primeiro treino livre. Felipe Drugovich irá pilotar no primeiro treino livre ao lado de Lance Stroll. Depois, será tomada uma decisão sobre a participação de Fernando no segundo treino livre e no resto do fim de semana, no momento devido”.
Assim, neste momento a participação de Alonso no GP da Hungria é incerta. A ausência tanto pode abranger apenas o primeiro treino livre, como estender-se à segunda sessão ou a toda a ronda do Hungaroring. Caso isso aconteça, será substituído por Felipe Drugovich – o piloto de reserva da Aston Martin. O veterano teria, depois, três semanas para recuperar: é que se segue a pausa de verão até ao GP dos Países Baixos, agendado para 29 a 31 de agosto.
Época abaixo das expectativas
A temporada de Fernando Alonso, e da Aston Martin como um todo, tem estado abaixo das expectativas. O piloto está num modesto 15.º lugar com 16 pontos, menos quatro do que o colega Lance Stroll.
Ainda assim, têm existido melhorias nas rondas recentes. Apesar do desempenho muito modesto no GP da Bélgica do passado fim de semana, houve um período de quatro resultados seguidos no top nove.
Drugovich seria estreante em corridas
Aos 25 anos de idade, Felipe Drugovich está nas fileiras da Aston Martin desde 2022, ano em que foi campeão de Fórmula 2. Porém, nunca foi além de piloto de testes e de reserva.
O brasileiro já participou em vários treinos livres ao longo destes anos, tal como em testes. Em 2023, teve em perspetiva a sua estreia em corridas perante uma lesão de Lance Stroll num acidente de bicicleta, mas o canadiano recuperou a tempo.
[Notícia atualizada às 10h32]
Leia Também: Fórmula 1 à chuva? A ‘sugestão’ cara e inconvencional de Alonso