O GP da Hungria de Fórmula 1 arranca já esta sexta-feira, com as duas primeiras sessões de treinos livres. É a última jornada antes da pausa de verão do campeonato, que acontece quando a McLaren está a dominar.
McLaren e Piastri na frente
No passado domingo, depois da tormenta e da chuva em Spa-Francorchamps, a McLaren consumou mais uma prestação dominadora. Desta feita, a vitória foi de Oscar Piastri, que bateu Lando Norris. O australiano já leva 16 pontos de vantagem na liderança do campeonato.
A seguir aos McLaren, está Max Verstappen, o campeão dos últimos quatro anos. O holandês chega ao Hungaroring na expectativa de lutar pelo terceiro triunfo da época, quando está a 109 pontos do topo. E, para acabar com o ‘ruído’ dos rumores sobre uma eventual mudança para a Mercedes, esta quinta-feira Verstappen garantiu que vai continuar na Red Bull em 2026.
A Ferrari está em segundo lugar do Mundial de construtores, a 268 pontos da McLaren. A formação de Maranello também chega ao GP da Hungria depois de uma confirmação essencial sobre o futuro: esta quinta-feira, anunciou a renovação do chefe de equipa, Frédéric Vasseur, num contrato plurianual.
George Russell, da Mercedes, enfrenta a ronda magiar no quarto posto do campeonato do mundo de pilotos, com Charles Leclerc a ser o melhor da Ferrari em quinto. Em sétimo encontra-se Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) – que é o melhor dos estreantes.
Fernando Alonso pode falhar GP
Esta sexta-feira, surgiram dúvidas acerca da participação de Fernando Alonso no GP da Hungria. O espanhol, que ocupa a 15.ª posição no campeonato, está com uma lesão nas costas, que tem tratado desde o GP da Bélgica.
No entanto, a Aston Martin anunciou que o seu piloto falhará o primeiro treino livre esta sexta-feira – o substituto é Felipe Drugovich. Depois, será avaliada a presença de Alonso no segundo treino livre e no restante do GP da Hungria.
Circuito ‘de cara lavada’
No último ano, continuaram as obras de remodelação extensa da pista e do recinto do Hungaroring – a única casa que o GP da Hungria de Fórmula 1 teve.
Se na primeira fase da empreitada houve um alargamento do paddock e a construção de dois novos túneis de acesso dos adeptos, agora surgiu uma nova bancada principal e novos edifícios de paddock – incluindo um amplo e moderno complexo de ‘boxes’. A reta principal foi repavimentada.
Os trabalhos não estão concluídos, prosseguindo numa terceira e última fase após a edição deste ano do GP da Hungria.
A agenda do GP da Hungria
O GP da Hungria é de formato normal, sem corrida Sprint. Assim, terá dois treinos livres na sexta-feira, um treino livre e qualificação no sábado e a corrida no domingo. Eis os horários (hora de Portugal Continental, menos uma hora nos Açores).
Sexta-feira, 1 de agosto
12h30-13h30: Treino livre 1
16h00-17h00: Treino livre 2
Sábado, 2 de agosto
11h30-12h30: Treino livre 3
15h00-16h00: Qualificação
Domingo, 3 de agosto
14h00: Corrida
Leia Também: Piastri reforça liderança da F1 e McLaren passa do meio milhar de pontos