Sem categoria Contra as tarifas, estes fabricantes europeus aumentam preços dos carros

Contra as tarifas, estes fabricantes europeus aumentam preços dos carros


As tarifas impostas por Donald Trump em abril estão a ser um verdadeiro desafio para a indústria automóvel. A Aston Martin e a Porsche decidiram responder com o aumento dos preços dos seus automóveis nos Estados Unidos da América.

 

É um caminho que já foi seguido por outros setores de atividade, tendo em conta o peso nas contas que representa o aumento dos impostos a pagar para colocar naquele mercado os produtos fabricados no estrangeiro.

No início da semana, até houve um acordo alcançado entre a União Europeia e os EUA, mas este só diminui as tarifas para 15 por cento. Antes das medidas protecionistas da Administração Trump, eram de 2,5 por cento para os carros fabricados em solo europeu.

Segundo a agência Reuters, o construtor britânico Aston Martin opera, desde o mês de junho, um aumento de preços nos Estados Unidos. Já o diretor-executivo da Porsche, Oliver Blume, considera que “esta não é uma tempestade que irá passar“. Assim, a marca de luxo alemã aumentou os preços dos seus automóveis nos Estados Unidos em julho, entre 2,3 e 3,6 por cento. Para além disso, não há planos de colocar produção naquele país.

Apesar do acordo alcançado entre a UE e os EUA trazer algum alívio, os construtores automóveis europeus perdem esperança em alcançar um enquadramento tarifário específico mais favorável ao setor. É possível que outros fabricantes sigam o caminho do aumento dos preços, preveem analistas.

Inclusive construtores americanos já sentiram o impacto das tarifas, com custos de 800 milhões de dólares para a Ford no segundo trimestre do ano. A General Motors reportou uma fatura de mil milhões de dólares. Já a Volkswagen, cujo grupo empresarial engloba a Porsche, reportou prejuízos de 1,5 mil milhões de dólares com as tarifas.

Leia Também: Como o acordo tarifário entre EUA e Europa afeta o setor automóvel

Related Post

Generated by Feedzy