Sem categoria Leclerc penalizado por “pilotagem errática” no GP da Hungria

Leclerc penalizado por “pilotagem errática” no GP da Hungria


Na corrida do GP da Hungria de Fórmula 1 – para a qual arrancou da ‘pole postion’ – os comissários decidiram penalizar Charles Leclerc, deduzindo um ponto de penalização na Super Licença do piloto da Ferrari.

 

Em causa, está um momento da corrida deste domingo no Hungaroring em que Leclerc se tentou defender de George Russell, da Mercedes, na reta principal. No processo, o monegasco dirigiu-se por duas vezes na direção do rival britânico.

Após reverem provas em vídeo e telemetria, os comissários consideram que Russel foi para a ultrapassagem na curva 1, pelo lado interior, encontrando Leclerc a ir em direção a si na reta principal. Depois, na travagem, foi de novo na direção do adversário “quase causando uma colisão”, segundo os comissários.

Estes entendem que foi um caso de “pilotagem errática” por parte de Leclerc. Deste modo, foi penalizado não só com um ponto na Super Licença, em cinco segundos, sendo que a decisão considera o facto de Russell ter consumado a ultrapassagem e de os dois pilotos não terem chegado a colidir.

Resultado não sofre impacto

Os cinco segundos acrescentados ao tempo final de corrida de Charles Leclerc não mudam em nada o resultado final do GP da Hungria – uma vez que mantém o quarto posto em que cortou a meta e mesmo sem a penalização ficaria a vários segundos do top 3.

O piloto saiu com ‘sabor amargo’ do Hungaroring, depois de ter arrancado da pole position e de ter liderado durante algumas voltas. Depois da segunda troca de pneus, na volta 40 das 70, o desempenho quebrou subitamente e o chefe de equipa da Ferrari, Frédéric Vasseur, admitiu à Reuters que temeu que o piloto não cortasse a meta.

Outras penalizações

Mas Leclerc não foi o único penalizado nesta penúltima ronda antes da pausa. Também Pierre Gasly, da Alpine, que recebeu dez segundos e dois pontos de penalização. O francês envolveu-se numa colisão com Carlos Sainz (Williams) quando o tentava ultrapassar, sendo considerado o principal culpado. Neste caso, os dez segundos foram suficientes para Gasly não poder terminar em 19.º – onde ficou o seu colega de equipa, Franco Colapinto.

Por outro lado, Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari) moveu-se ligeiramente do seu lugar na grelha de partida, o que lhe custou cinco segundos de penalização por falsa partida – que cumpriu, ainda, no decorrer da prova.

Max Verstappen escapa a penalização

So close to contact!

Russell gets past Leclerc and into the podium places 🥉#F1 #HungarianGP pic.twitter.com/nZC8vsvoCj

— Formula 1 (@F1) August 3, 2025

aMax Verstappen chegou a estar sob a alçada dos comissários este domingo na Hungria. O holandês da Red Bull envolveu-se numa luta com Lewis Hamilton. Segundo o engenheiro da Ferrari, o monolugar do seu piloto não contraiu danos apesar do tempo perdido apesar de sair de pista antes de reentrar. Considerando o feedback da equipa sobre a situação de Hamilton, os comissários consideram que não houve toque nem foi um caso de forçar outro piloto a sair do traçado.

[Notícia atualizada às 08h39]

Leia Também: Lando Norris bate Piastri e vai de férias com o GP da Hungria no ‘bolso’

Related Post

Generated by Feedzy