A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, tem um novo Plano de Mobilidade para o Centro Histórico – que pode revolucionar o trânsito em alguns dos pontos históricos e centrais da cidade.
O documento, consultado pelo Auto ao Minuto, propõe que “toda a freguesia de Santa Maria Maior será uma ZER – Zona de Emissões Reduzidas“. Isto significa que só entrarão lá viaturas elétricas ou híbridas, ficando de fora “as exceções previstas”. Já a Baixa tornar-se-ia numa “ZAAC – Zona de Acesso Automóvel Condicionado” em 43 quarteirões “entre a Rua do Ouro e a Rua da Madalena, com limite na Rua do Comércio e nas Praças da Figueira e do Rossio”.
Toda a freguesia de Santa Maria Maior passaria a ter a velocidade máxima de 30 km/h, controlado por radares – ou seja, seria uma Zona 30. A Junta de Freguesia propõe, inclusive, a instalação de “limitadores de velocidade, sinalização luminosa interativa, entre outras formas de controlo e persuasão”.
As propostas incluem, também, a criação de estacionamento exclusivo para residentes, implementação do Cartão de Visitante para acesso aos parques, tornar pedonais as ruas dos Sapateiros, Douradores e parte da Rua do Comércio e diminuir em dois terços o tráfego na Rua da Madalena. Outro caminho seria interditar completamente aquele arruamento e “implementar duas vias na Rua do Ouro”.
Para a Praça da Figueira, ficaria reservado “um hub logístico de cargas e descargas diurnas” para viaturas autorizadas.
As exceções incluem residentes, pessoas com mobilidade reduzida, IPSS e cuidadores, veículos de prestação de socorro, de emergência e das forças de segurança, cargas e descargas (em horários designados), transportes públicos (incluindo táxis e TVDE), acessos aos estacionamento, viaturas camarárias e da Junta de Freguesia, além dos ‘tuk-tuk’ elétricos.
Estes, descritos como “veículos ligeiros de animação turística”, terão uma zona de tomada e largada de passageiros definida com paragens de até 15 minutos no quarteirão sul nascente. Ao abrigo destas propostas, os ‘tuk-tuk’, tal como os TVDE, terão regulamentos mais rigorosos, pois são considerados “fontes de perturbação e poluição”.
Menos 40.000 carros em zona histórica de Lisboa
Segundo nota nas redes sociais do PS local (que lidera o Executivo da freguesia), a apresentação do plano de mobilidade aconteceu no dia 31 de julho na Comissão Permanente de Mobilidade, Transportes e Segurança da Assembleia Municipal de Lisboa – por iniciativa do presidente da Junta, Miguel Coelho.
O objetivo é tirar 40 mil carros das estradas locais e baixar em 60 mil toneladas por ano as emissões de gases com efeito de estufa. Pretende-se, também, proteger a Baixa de Lisboa do tráfego automóvel.
Se este plano avançar, existirão mais ruas pedonais no centro histórico lisboeta, que ficará com um “eixo verde” para mobilidades suaves na Rua da Prata. Santa Maria Maior acredita que estas medidas vão diminuir a “poluição visual” e mitigar problemas de tráfego em arruamentos como a Rua da Conceição ou a Rua da Madalena.
Freguesia central em Lisboa
Delimitada pela Misericórdia, São Vicente e Santo António, a freguesia de Santa Maria Maior congrega muitos dos locais turísticos e históricos mais emblemáticos de Lisboa.
O território abrange a Baixa Pombalina, o Castelo de São Jorge, a Sé de Lisboa, o Rossio, Martim Moniz ou até o Terreiro do Paço e o bairro típico de Alfama, entre outros sítios.
De referir que Miguel Coelho está no último mandato como presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria. O socialista não pode, por isso, recandidatar-se nas eleições autárquicas de outubro.
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