Sem categoria Negociador do Japão vai aos EUA e quer redução de tarifas para automóveis

Negociador do Japão vai aos EUA e quer redução de tarifas para automóveis


Esta terça-feira, o principal negociador comercial do Japão deverá rumar aos Estados Unidos da América. Entre os pontos da agenda deverá estar a tentativa de uma redução tarifária para o setor automóvel, prometida no acordo comercial geral alcançado pelos dois países em julho.

 

A viagem de Ryosei Akazawa a Washington será a sua primeira após o anúncio do acordo comercial. O acordo, alcançado após a oitava visita do negociador nipónico à capital dos Estados Unidos desde abril, resultou numa promessa dos Estados Unidos de avaliarem uma tarifa de 15% sobre a maioria das importações de produtos japoneses.

O acordo permitiu ao Japão evitar o pior cenário possível de uma taxa de 25%, como ameaçado anteriormente pelo presidente norte-americano, Donald Trump, mas as tarifas, ainda assim, aumentaram em relação à taxa de 10% imposta pelos Estados Unidos às importações de produtos japoneses nos últimos meses.

A nova taxa entrará em vigor em 07 de agosto. As tarifas sobre automóveis deverão diminuir, mas ainda não está claro quando essa redução terá início.

Com as tarifas sobre automóveis atualmente em 27,5% – referência que inclui uma nova taxa de 25% este ano e uma taxa anterior de 2,5% -, o impacto na economia japonesa deverá ser grande.

O setor automóvel é o maior componente das exportações do Japão para os Estados Unidos e serve como pilar do emprego e definidor de tendências para o crescimento salarial no país do sol nascente.

Leia Também: Contra as tarifas, estes fabricantes europeus aumentam preços dos carros

Related Post

Generated by Feedzy