A União Europeia impôs, em outubro do ano passado, tarifas pesadas aos veículos elétricos fabricados na China, mas a Zeekr mantém planos para crescer no mercado europeu.
No caso da Geely, grupo que a marca integra, as tarifas ficaram em mais de 28 por cento (18,8 por cento específicos e 10 por cento aplicáveis a todos os veículos elétricos independentemente de onde são provenientes).
Lothar Schupert, diretor-executivo da Zeekr Europe, explicou à Euronews: “Neste momento, estamos a preparar-nos. Então, nos próximos 12 a 24 meses, os nossos planos vão estar vivos“.
O lançamento da Zeekr na Europa aconteceu em 2023 com a abertura do primeiro concessionário no continente a ser na Suécia. Os próximos ‘alvos’ de expansão incluem Alemanha, Reino Unido, Espanha, França e Itália, segundo o dirigente.
Quanto às tarifas, Lothar Schupert assumiu que estão a impedir a fazer avanços ao ritmo desejado – deixando claro que a marca é contra as mesmas. Ainda assim, a Zeekr crê que “a abordagem sustentável para o mercado está agora preparada”.
Neste contexto, o compromisso é “expandir ainda mais” e disponibilizar “produtos premium de alto nível” aos clientes europeus. Lothar Schupert vincou ainda: “Independentemente das tarifas, os nossos planos de expansão vão mais além“.
Fundada em 2021, a Zeekr dedica-se em exclusivo a automóveis elétricos, incluindo modelos de luxo. Na Europa, comercializa três modelos: o Zeekr 001, o Zeekr X e o Zeekr 7X. A marca ainda não está presente em Portugal.
De referir que, em janeiro, foi revelado que o Zeekr X foi considerado como um dos modelos mais seguros de 2024 na Europa, pela Euro NCAP. Foram avaliados 44, sendo que o automóvel chinês esteve em destaque nos SUV e entre os 100 por cento elétricos.
Leia Também: BYD abranda planos de produção na Europa. Eis o motivo