Sem categoria Bosch e Cariad reforçam desenvolvimento de software de condução autónoma

Bosch e Cariad reforçam desenvolvimento de software de condução autónoma


A Bosch e a Cariad, no âmbito da Automated Driving Alliance, reforçam a sua colaboração no campo do software para sistemas de condução automatizada e assistida – recorrendo amplamente a Inteligência Artificial no seu desenvolvimento.

 

Com o alargamento das metodologias de IA, a expectativa é ter sistemas de assistência “mais poderosos, mais inteligentes, que ajam tão naturalmente como o ser humano”.

As duas empresas têm como principal objetivo “disponibilizar a condução automatizada a milhões de condutores particulares, desde o segmento de massas até aos premium”, com funções que até permitam tirar a mão do volante em certas situações.

O conjunto de software dos sistemas abarca deste as tarefas cognitivas de perceção à ação, passando pela interpretação e tomada de decisões.

Ensaiadas em frotas de teste, o conjunto de software está a ser treinada e desenvolvida com a utilização de dados, esperando-se que já no próximo ano possa ser aplicado a viaturas de produção. O Grupo Volkswagen planeia integrar as soluções desenvolvidas pela Bosch e pela Cariad.

As firmas vão, agora, integrar a inteligência artificial em toda a cadeia tecnológica do software. Estima-se que, no futuro, as funções de conduções automatizadas estejam assentes “numa arquitetura de IA abrangente, na qual todos os módulos se irão tornar ainda mais poderosos e inteligentes através do uso de IA”.

Segundo a Bosch e a Cariad, o conjunto de IA “tornará a condução automatizada no Nível 2 e Nível 3 ainda mais robusta”. Atualmente, os testes decorrem com viaturas como o Volkswagen ID.Buzz e o Audi Q8, mas é necessário continuar a ensaiar “em estradas públicas da Europa, Japão e Estados Unidos da América”.

O objetivo é ter um conjunto de software para condução automatizada apto a variados mercados por todo o mundo, desenvolvendo-o com base em dados numa melhoria que pode ser constante ao longo do dia.

Leia Também: Tirar carta com caixa automática? É possível, mas há limitação importante

Related Post

Generated by Feedzy