Enquanto apresenta declínio de vendas e popularidade em vários países europeus, a Tesla continua a usufruir de números sólidos na Noruega.
Em julho, cresceu 83 por cento em novas matrículas por comparação com o mesmo mês de 2024. Já na primeira metade do ano, registou uma evolução positiva de 24 por cento face ao mesmo período do ano transato, escreve a Reuters.
Um cenário contrário ao que se verifica em vários países europeus, com quebras das matrículas (na vizinha Suécia foram na ordem dos 86 por cento em julho face ao mesmo mês do ano passado).
De facto, na Noruega até existiu um declínio no ano passado e nos primeiros meses deste. Mas, com a chegada do renovado Model Y em março e de uma versão mais acessível em maio, os clientes voltaram a aderir. Também houve uma campanha de financiamento sem juros e acesso rápido aos Supercharger em maio.
Oyvind Solberg Thorsen, diretor da Federação Rodoviária Norueguesa, explicou à agência Reuters que as polémicas de Elon Musk são secundárias face à qualidade do produto: “Ter a facilidade de operação, ter um carro que preencha as necessidades por um preço muito acessível, é muito mais importante para o comprador de carros norueguês do que lidar com a vergonha da Tesla“.
Há proprietários que mantêm a lealdade. É o exemplo de Espen Lysholm, que em menos de uma década já comprou três Tesla novos (o último dos quais em maio) trabalha numa empresa de tecnologia automóvel em Trondheim e disse à agência Reuters que o construtor tem uma oferta sem paralelo: “Pensei um bocado em tudo o que está a acontecer na empresa e na marca. Mas tem realmente a ver com a infraestrutura de carregamento e a tecnologia integrada do carro. Ninguém sequer se aproxima“.
Porém, também há os que prometem divergir da marca liderada por Elon Musk devido ao empresário, como Odd Bakken. Antigo admirador do americano e do seu carro, chegou a integrar a direção do clube de proprietários da Tesla na Noruega, mas agora considera: “Para salvar a Tesla, precisamos de boicotar a Tesla“.
Mesmo assim, este norueguês não exclui deixar de andar de Tesla e de comprar carros da marca… mas só em segunda mão, para não beneficiar diretamente a empresa.
Continuará a haver lealdade à Tesla na Noruega? A agência Norstat revelou em fevereiro que 40 por cento dos proprietários de veículos do construtor defendem que a vida política de Elon Musk é prejudicial ao negócio, mas mais de metade admitem comprar Teslas no futuro.
A Noruega foi o primeiro país escolhido fora da América do Norte para a instalação da primeira rede Supercharger da Tesla – conseguindo, assim, aceder a uma montra da sua tecnologia. Para além disso, conseguiu um sucesso rápido nas vendas, em particular com o Model S.
O país tem um mercado favorável a fabricantes de carros elétricos, uma vez que estes e os híbridos já constituem cerca de um terço daqueles que circulam nas estradas (32 por cento). Os automóveis totalmente elétricos tiveram uma quota de mercado de 88 por cento nas vendas de novos ligeiros de passageiros em 2024.
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