Azares podem acontecer e, por vezes, há situações em que, por diferentes motivos, as chaves ficam trancadas no interior do carro – e, consequentemente, sem acesso ao mesmo.
Caso tal aconteça, não é necessário perder a calma. Pelo contrário, a resolução pode ser mais ou menos simples, mais ou menos barata, mas não é algo irreversível.
Portas ou janelas abertas? Verifique se existe alguma janela aberta, e/ou porta aberta no caso de viaturas com sistemas mecânicos, que permita ter acesso ao interior do veículo para recuperar a chave.
Chave suplente: Habitualmente, os automóveis têm uma chave suplente. O primeiro passo que deve dar é procurá-la, especialmente se estiver perto de casa. Mesmo estando mais longe, pode pedir a alguém de confiança para levar a chave até si. É importante ter sempre a chave suplente guardada em local seguro e acessível.
Sistemas digitais: Em carros mais modernos, nem sempre é necessária a chave física para abrir a viatura. Os sistemas ‘keyless’ podem permitir a abertura sem contacto físico, havendo também veículos que podem ser trancados ou destrancados através de aplicações móveis.
Assistência em viagem: Ligar para a assistência técnica em viagem e esperar pela mesma é outra opção a considerar. Os profissionais enviados ao local podem ajudá-lo a destrancar ou transportar a viatura até uma oficina e assegurar o regresso a casa.
Serralheiros: Há serralheiros especializados em automóveis que podem fazer uma chave nova ou prestar ajuda para destrancar a viatura, em especial se forem sistemas mecânicos tradicionais.
Contactar a marca: Nos casos de chaves eletrónicas e/ou inteligentes, a solução mais adequada é consultar a marca ou técnicos certificados, segundo a Ayvens. Para obter uma chave nova, deve apresentar documentação pessoal e do veículo e pode ter de esperar mais tempo além de existirem custos associados.
Autoridades: Em casos extremos, as chaves dentro de um veículo podem representar situações de perigo iminente (como por exemplo, se um animal ou uma criança ficarem dentro do automóvel). Nestes casos, deve chamar as autoridades, pois pode ser necessário forçar a entrada.
A evitar: Não deve tentar abrir o carro com técnicas improvisadas, sob o risco de danificar a fechadura. Também não deve tomar medidas extremas como partir os vidros, exceto em casos de emergência em que a integridade de alguém esteja em risco iminente.
Leia Também: Avaria nas luzes do carro em autoestrada: Como evitar multas