O novo Volkswagen ID.Every1 será produzido em Portugal. O construtor e o governo português assinaram um acordo esta terça-feira, para que a produção do modelo totalmente elétrico aconteça na fábrica Autoeuroa em Palmela, perto de Setúbal. Já revelado em versão concetual, deverá chegar ao mercado em 2027 com um preço a rondar 20 mil euros.
“O novo T-Roc e o compromisso com o ID.Every1 simbolizam muito mais do que apenas dois novos modelos, representam a confiança do Grupo Volskwagen em Portugal, representam também o apoio e a visão estratégica do Governo português e, acima de tudo, representam o trabalho notável que esta equipa aqui [em Palmela] tem feito”, afirmou o diretor-geral e presidente do Conselho de gerência da Volkswagen Autoeuropa, Thomas Engel Gunther, na cerimónia de assinatura da declaração conjunta de intenções entre o Grupo Volkswagen e o Governo, nas instalações da Volkswagen Autoeuropa.
A cerimónia, precedida por uma visita à nova prensa XL e às obras da nova nave de pintura da fábrica, contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, do secretário de Estado adjunto e do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, do presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, e representantes executivos do Grupo Volkswagen.
O novo veículo elétrico com um preço estimado a partir de 20.000 euros, anunciado em março, insere-se no “ambicioso plano da Volkswagen de introduzir novos modelos até 2027”, referiu a empresa na ocasião.
A fábrica de automóveis da Volkswagen em Palmela, o Governo e os trabalhadores aplaudiram a decisão de produzir o novo veículo elétrico de baixo custo em Portugal, classificando-a como uma “decisão histórica, determinante para o futuro da fábrica e dos seus trabalhadores”.
Segundo a Autoeuropa, o ID.Every1, cuja produção deverá começar em meados de 2027, é alimentado por um motor elétrico de nova geração com 70 kW (95 cv), tem espaço para quatro pessoas, uma bagageira com 305 litros de capacidade e será o primeiro modelo de todo o grupo a integrar uma nova arquitetura de ‘software’ que permite que seja equipado com novas funcionalidades ao longo de todo o seu ciclo de vida.
Ainda antes da produção do novo ID.Every1, a fábrica de Palmela, que emprega mais de quatro mil trabalhadores, deverá começar a produzir o veículo híbrido T-Roc NF.
Leia Também: Volkswagen ‘levantou o véu’ e desvendou primeira imagem do novo T-Roc