A BYD é uma das marcas chinesas de carros elétricos em maior ascensão na Europa, mas poderá ter de mudar os nomes de alguns dos seus modelos. Isto por serem confundíveis com a marca Seat.
O fabricante espanhol ligado ao Grupo Volkswagen apresentou oposição ao registo de marcas, junto do Departamento de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO). Em causa, estão as designações BYD Seal (incluindo Seal U, e os ainda não lançados na Europa Seal S e Seal Y), tal como BYD Sealion.
Alega a Seat que a nomenclatura da rival acarreta “probabilidade de confusão”, “vantagem injusta/detrimento à diferenciação ou reputação”.
O El Economista diz ter recebido confirmação de um porta-voz da Seat acerca desta impugnação, mas o processo foi iniciado há alguns meses e ainda está pendente. No início de agosto, a EUIPO terá remetido a argumentação da Seat à BYD, sendo que o construtor asiático terá até outubro para se defender.
Identidade de marca
Estamos perante um caso em que a Seat entende que a sua identidade de marca está em jogo. Vê os nomes escolhidos pela BYD como facilmente confundíveis com a sua própria designação. E há o caso do Sealion, tendo em conta as parecenças com o modelo Seat León.
BYD em expansão na Europa
A BYD é uma das marcas de carros elétricos chinesas mais bem-sucedidas da atualidade, estando em franco crescimento na Europa – não só com novos modelos, como também com aumento de vendas.
Em Portugal, vendeu 447 unidades em julho, mais 47,5 por cento do que no mesmo mês do ano passado sendo o fabricante dedicado em exclusivo a carros elétricos que mais vendeu. Nos primeiros sete meses do ano, foram matriculados 3.324 veículos do construtor (mais 158,7 por cento face ao período homólogo de 2024).
Segundo a JATO Dynamics, em abril deste ano a BYD conseguiu pela primeira vez vender mais do que a Tesla na Europa.
Leia Também: BYD prepara supercarro elétrico ‘do outro mundo’ com 3.000 cv de potência