Até julho de 2025, a Europa registou uma descida de 0,7 por cento na venda de automóveis novos, por comparação com o mesmo período do ano passado. Os números são da Associação Europeia de Fabricantes Automóveis (ACEA).
Portugal apresentou, segundo a ACEA, um aumento de 8,1% no número de matrículas entre janeiro e julho, tendo os veículos elétricos crescido 27,2% ao contrário dos automóveis a ‘diesel’ cujas vendas caíram 33,2%.
O maior crescimento, porém, é nos veículos híbridos elétricos, que em Portugal aumentaram as vendas em 60,6%.
Em toda a UE, houve um aumento nas matrículas desse tipo de veículo para 2.255.080 unidades, impulsionado pelo crescimento nos quatro mercados mais importantes: França (30,5%), Espanha (30,2%), Alemanha (10,7%) e Itália (9,4%).
Até julho de 2025, os carros elétricos a bateria representavam 15,6% da quota de mercado da UE, uma quota que está “ainda longe do nível necessário nesta fase da transição”, segundo a associação.
As matrículas de carros híbridos-elétricos continuaram a aumentar, atingindo 34,7% do mercado e mantendo-se como a opção preferida pelos consumidores da UE.
Por sua vez, a quota de mercado combinada dos carros a gasolina e ‘diesel’ caiu para 37,7%, contra 47,9% registados no mesmo período de 2024.
Três dos quatro maiores mercados da UE, que representam mais de 60% das matrículas de veículos elétricos a bateria, registaram um aumento: Alemanha (38,4 %), Bélgica (17,6 %) e Países Baixos (6,5 %), em comparação com a França, que registou uma diminuição de 4,3%.
Leia Também: Como o acordo EUA-UE poderá vir a mudar o mercado automóvel