Depois das férias de verão, a Fórmula 1 regressa este fim de semana, e terá novo safety car. É o mais recente Aston Martin Vantage S, que se estreia no GP dos Países Baixos.
O carro tem um motor V8 biturbo, capaz de debitar 680 cv de potência e 800 Nm de binário. Demora pouco mais de três segundos dos 0 aos 100 km/h, atingindo uma velocidade máxima de 325 km/h.
Nesta nova versão, o carro possui lâminas montadas no centro do capô, que otimizam a extração do ar quente do motor. Atrás, há um spoiler em toda a largura, com o intuito de aumentar a carga aerodinâmica na traseira do automóvel e de ajudar a manter o equilíbrio geral da aerodinâmica inclinado para a parte frontal.
A barra luminosa da FIA foi incluída também, por ser indispensável para o exercício da tarefa de safety car, sendo que esta foi concebida no sentido de proporcionar bons níveis de “estabilidade e visibilidade”.
Para além do Aston Martin Vantage S que agora vai chegar, a Fórmula 1 é servida pelo DBX707 – que continua a exercer como carro médico oficial. Vai continuar a haver rotatividade entre os Aston Martin e os Mercedes, marcas responsáveis por fornecer os safety car e carros médicos à categoria rainha.
O experiente Bernd Mayländer continuará a ser o piloto oficial do safety car, e comentou: “A introdução do Vantage S como safety car oficial da FIA na Fórmula 1 representa outro passo claro na capacidade de desempenho do Vantage, exibindo capacidades que me permitem responder rapidamente com eficiência e em segurança quando sou chamado a entrar em pista. Estou contente por ser um dos primeiros a pilotar o Vantage S e estou ansioso por senti-lo nos maiores circuitos do mundo no Vantage mais focado em desempenho até hoje”.
Alex Long, diretor de marketing global da Aston Martin, afirmou em comunicado: “O Vantage S representa um pico de desempenho para o modelo e esse é o coração pulsante da marca Aston Martin. Com maior potência e ainda maior dinâmica, este carro estava destinado a assumir o prestigiado cargo de safety car da F1 e será uma fonte de grande orgulho para os nossos colegas e clientes vê-lo a liderar o pelotão quando for chamado. Em termos de consciência de marca, nada se pode comparar a participar na Fórmula 1, e estamos orgulhosos por fazer a nossa parte naquele que acreditamos ser o melhor espetáculo do mundo”.
Leia Também: Aston Martin celebra 75 anos na América com coleção comemorativa