Se lhe dissessem que um carro no valor de centenas de milhar de euros tinha sido posto, de propósito, dentro de água poderia estranhar. Mas foi o que aconteceu com um Rolls-Royce Phantom.
Esta iniciativa do próprio construtor foi inspirada por uma lenda urbana do mundo da música, sobre o dia dos 21 anos de Keith Moon – baterista dos The Who. Este terá submergido um Rolls-Royce Phantom na piscina do hotel Holiday Inn em Flint. O próprio músico disse, mais tarde, que era um Lincoln Continental, mas o mito perdurou.
E, na celebração dos 100 anos do Phantom, a Rolls-Royce quis recrear tal lenda urbana, mergulhando um dos exemplares do carro exclusivo na piscina do Tinside Lido em Plymouth – um cenário também associado à música, tendo surgido numa fotografia dos Beatles tirada em 1967. Um dos membros da banda, John Lennon, foi proprietário de um Phantom.
Foi uma ação promocional controlada: “Uma carroçaria de Phanton Extended foi cuidadosamente içada para dentro de água, criando uma imagem que une a história cultural, beleza arquitetónica e um ícone da música moderna”, pode ler-se no canal de YouTube do fabricante.
O construtor fala desta ação como um tributo “a 100 anos de música, mito, elegância da Art Déco e ao artesanato da Rolls-Royce. Várias figuras do mundo da música tiveram um Phantom, um carro construído artesanalmente e conhecido pela excelência de engenharia e dos seus materiais”.
Chris Brownridge, diretor-executivo da Rolls-Royce Motor Cars, afirmou: “Desde a Era Dourada de Hollywood à ascensão do hip-hop, ao longo dos últimos 100 anos artistas musicais usaram o Phantom para projetar a identidade deles e desafiar a convenção. Os carros deles tornaram-se, por vezes, ícones por direito próprio, com um lugar duradouro na história da música moderna. Esta ligação resistente lembra-nos de que a Rolls-Royce e as pessoas extraordinárias que fazem parte da história da marca estão unidas por uma ambição: fazerem a sua presença sentida”.
Rolls-Royce Phantom
O Rolls-Royce Phantom é, atualmente, um carro altamente tecnológico, com um potente motor biturbo V12 associado a uma caixa automática 8HP de oito velocidades. A potência atinge os 563 cv, enquanto a velocidade situa-se nos 250 km/h.
O carro recorre ao sistema de infoentretenimento BMW iDrive e tem câmara de visão traseira 3D. É o primeiro Rolls-Royce com direção nas quatro rodas. Por dentro, destaca-se o head-up display para o condutor, dois ecrãs traseiros, assim como o tejadilho Starlight Headliner dá a sensação de viajar sob um céu noturno estrelado.
Os preços podem superar o meio milhão de euros. O El País escreve que em Espanha o carro pode custar mais de 400 mil euros, mas o site CarBuzz fala num preço de 700 mil dólares (cerca de 600 mil euros).
Leia Também: Este é o primeiro Bentley Batur Convertible de produção