A indefinição sobre o futuro de Miguel Oliveira no Campeonato do Mundo MotoGP continua, ao contrário do que acontece com Johann Zarco e Luca Marini – que viram os seus contratos renovados.
Marini chegou à equipa de fábrica da Honda em 2024 e tem evoluído desde então. Agora, renovou para a temporada de 2026, mais uma vez com um contrato para apenas um ano. Há pouco mais de uma semana, alcançou o seu melhor resultado com o construtor até agora, ao ser quinto na Hungria.
Também na ‘esfera’ da Honda, mas na equipa satélite LCR, Johann Zarco prolongou o seu contrato até ao fim de 2027. O gaulês chegou no ano passado vindo da Pramac. É, até agora, o único piloto Honda a vencer uma corrida principal em 2025 – ganhou o GP de França, sendo o primeiro do fabricante a terminar no lugar mais alto do pódio desde 2023.
Miguel Oliveira em situação incerta
Nesta altura, Miguel Oliveira continua sem o seu futuro definido. O piloto da Pramac Yamaha tem contrato para 2026, que pode ser quebrado prematuramente em função dos resultados.
A temporada tem sido difícil para o português, que já enfrentou uma lesão complicada. Para além disso, tem estado longe dos restantes pilotos Yamaha. Neste momento, soma apenas dez pontos e está em 23.º no campeonato.
Toprak Razgatlioglu já foi anunciado como um dos pilotos da Pramac Yamaha, enquanto a imprensa internacional adiantou na semana passada que a equipa e o fabricante já decidiram renovar com Jack Miller – o atual colega de Oliveira.
A confirmar-se, o piloto nascido no concelho de Almada pode ficar em sério risco de perder o seu lugar no pelotão para 2026. Há rumores de que as alternativas poderão passar por se tornar piloto de testes no MotoGP (eventualmente com participações esporádicas na qualidade de ‘wildcard’) ou rumar ao Mundial de Superbike.
Lugares escasseiam
Com as renovações de Johann Zarco e de Luca Marini, oficialmente faltam preencher apenas duas vagas no MotoGP para 2026, para além da de Miguel Oliveira na Pramac Yamaha.
Uma delas é na LCR Honda ao lado de Johann Zarco, mas há forte especulação sobre um alegado acordo já alcançado com o brasileiro Diogo Moreira – que atualmente está a dar nas vistas no Moto2. A confirmar-se, irá substituir Somkiat Chantra, cuja época de estreia no MotoGP está a ser para esquecer.
O outro lugar em aberto é na VR46 Racing Team. Atualmente, está na posse de Franco Morbidelli, sendo que os resultados apontam para uma renovação – até porque, neste momento, está na frente do colega de equipa, mesmo tendo já falhado duas corridas por lesão.
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