Há 60 anos, a Opel apresentou ao mundo o Experimental GT na IAA. Agora, prepara-se para desvendar outro ‘concept car’ visionário no mesmo certame: o Corsa GSE Vision Gran Turismo.
Este é um carro em que aerodinâmica foi muito trabalhada, contando com 588 kW (800 cv) de potência e 800 Nm de binário. Atinge os 320 km/h de velocidade e acelera dos 0 aos 100 km/h em dois degundos.
O Opel Corsa GSE Vision Gran Turismo não só poderá ser visto na IAA Mobility em Munique de 8 a 14 de setembro, como também ficará disponível no simulador de corridas Gran Turismo 7.
Primeiro estudo da Opel foi há 50 anos
Ao longo das décadas, o fabricante de Rüsselsheim concebeu diversos conceitos, uns mais bem-sucedidos do que outros. Tudo começou com o Experimental GT, um desportivo de dois lugares revelado na IAA em 1965 – ainda em Frankfurt.
O formato da silhueta, que remete para as garrafas clássicas de um refrigerante bem conhecido, valeu-lhe a alcunha ‘Coke Bottle Shape’. Este foi, também, o primeiro ‘concept car’ de um construtor europeu. Três anos depois, tornou-se num modelo de produção.
Já em 1969, a Opel introduziu o CD (Coupé Diplomat), um coupé de luxo de dois lugares baseado no Opel Diplomat. Tinha carroçaria em fibra de vidro, jantes de liga leve multi-raios, coluna de direção ajustável, painel de instrumentos central e até uma consola central com telefone.
Só 14 anos depois é que a Opel voltou aos conceitos, com o Opel Junior em 1983 – um estudo focado na sustentabilidade, com coeficiente aerodinâmico de 0,31, peso em ordem de marcha de 650 kg e consumos de quatro litros por cada 100 km. Podia transportar quatro pessoas e tinha capas de bancos que podiam ser tornadas em sacos-cama.
O Opel Scamp de 1993 foi outro dos ‘concept car’ da marca alemã, partindo do Corsa. É um “precursor dos modernos B-SUV”, com quatro lugares (incluindo condutor) e dispositivos especiais na bagageira para transportar bicicletas ou outros equipamentos desportivos.
Os ‘concept’ do século XXI
Entrando no século XXI, a Opel surgiu na IAA 2001 com o Frogster – uma visão do que seria um familiar de pequenas dimensões, apresentado em verde claro. Podia ser um roadster de um ou dois lugares, mas também descapotável de três ou quatro lugares e até uma pick-up. Já incorporava um mini-computador (PDA), que podia ser ligado ao painel de instrumentos e funcionar como comando à distância.
Volvida uma década, e em 2011 o mundo conheceu o Opel RAK e. A viatura elétrica de dois lugares e de baixo peso, concebida a pensar no tráfego urbano, mostrou um desenho arrojado e uma autonomia razoável para a altura – 100 km. A ideia deste estudo era imaginar um carro acessível, também, aos clientes a partir dos 16 anos.
O Opel Monza Concept viu a luz do dia na IAA de 2013. É um conceito avançado para a época, com comunicação veículo-veículo e veículo-X, sistema de infoentretenimento e conectividade, e assente numa arquitetura modular. Foi desenhado com portas asa de gaivota e também foi associado a um extensor de autonomia monovalente a GNC.
Mais recentemente, em 2023, a Opel marcou presença na IAA Mobility em Munique para apresentar ao mundo outro ‘concept’ – o Opel Experimental. O automóvel 100 por cento elétrico incorporou o primeiro emblema Opel Blitz iluminado (que agora vai equipar o novo Grandland) e definiu “os pilares centrais da marca: ‘Greenovation’, ‘Detox’ e ‘Modern German'”).
Percorra a galeria no topo do artigo e veja os ‘concept cars’ que marcaram a história da Opel.
Leia Também: Revelado o ‘concept’ de um Opel Corsa elétrico de alto desempenho