No final do próximo ano, a smart irá estrear um novo citadino de dois lugares, o smart #2. Será elétrico e segue os passos do lendário fortwo que marcou a história do construtor, com a estreia prevista para o fim de 2026.
A confirmação de que o automóvel será uma realidade surge depois de confirmada a viabilidade do projeto interno ‘project:two’. O smart #2 complementa uma gama que já conta com modelos tão diversos como o #1, o #3 e o mais recente que é o #5.
A marca premium terá, deste modo, uma oferta ampla, disponibilizando não só de citadinos como está na sua génese, como também SUVs de média dimensão.
Ainda não se conhecem quaisquer detalhes técnicos sobre o novo smart #2. Sabe-se, isso sim, que o estilo estará a cargo da Mercedes-Benz e ficará assente na nova arquitetura para veículos ultracompactos.
A produção vai acontecer na China, onde será lançado, tal como na Europa e noutros mercados globais – previsivelmente no final do próximo ano. Nesta altura, decorre a fase final de design e desenvolvimento.
Tong Xiangbei, diretor-executivo global da smart, afirmou em comunicado: “Estou emocionado por confirmar um novo smart de dois lugares – o smart #2. Desenvolver um veículo ultracompacto numa arquitetura totalmente elétrica inteiramente nova é muito mais complexo do que criar um carro maior. Mas, agora, estamos preparados. Graças ao apoio inabalável dos nossos acionistas, reforçámos as nossas capacidades de produção e de desenvolvimento, e renovámos com sucesso a nossa marca e alinhamento de produtos. É o momento perfeito para reinventar o nosso icónico carro citadino”.
Uma história de quase 30 anos
O smart fortwo é um carro citadino de dois lugares, que surgiu em 1998 – há 27 anos. Foi produzido continuamente até 2024 pela Daimler e pela Mercedes-Benz, marcando a história automóvel recente.
Ao longo dos anos, teve diferentes gerações e variantes, incluindo um hatchback de três portas, descapotável de duas portas e também se tornou elétrico – os primeiros testes do smart fortwo electric drive remontam a 2007.
Leia Também: Este smart #5 único é inspirado no ciclismo