Uma ‘startup’ de Leiria tem uma nova solução para a mobilidade, que quer acrescentar segurança e reduzir os problemas para os condutores nas estradas através de uma aplicação digital. É o Condutor Online.
Depois de aderir ao serviço, o condutor recebe um identificador adesivo com código QR exclusivo, que pode ser colado no vidro do veículo – seja automóvel ou motociclo.
Se alguém precisar de o alertar devido a problemas de estacionamento, luzes ligadas por esquecimento, carro mal fechado, ou outros problemas e riscos que podem acontecer no dia a dia, lê o código com um smartphone. O sistema emite o alerta, que chega ao condutor afetado em tempo real. A privacidade está garantida.
O projeto Condutor Online propõe-se a “colocar Portugal na linha da frente das soluções de mobilidade urbana de próxima geração, promovendo a interação entre condutores, a prevenção de incidentes e a otimização de comunicação em contextos urgentes”.
Pretende “construir uma comunidade de utilizadores conscientes, que veem o trânsito como um espaço de cooperação”. O fundador, Bruno Martins, falou em “democratizar a comunicação entre condutores”, com um sistema simples, sem necessidade de aplicações e de baixo custo.
Os testes piloto aconteceram em Leiria, mas agora o projeto Condutor Online quer alargar-se às “principais cidades do país” ainda este ano.
Leia Também: Novo Porsche Cayenne estreia carregamento sem fios