A Federação Internacional do Automóvel (FIA) certificou o plano de responsabilidade ambiental do Circuito Internacional de Montalegre, que recebe anualmente a prova portuguesa do Campeonato do Mundo de Ralicross (FIA World RX). Organização e Município de Montalegre pretendem reforçar medidas de protecção ambiental para o evento de 2023.
A certificação ambiental de duas estrelas atribuída pela FIA ao circuito barrosão reconhece o esforço do Município e da organização da prova portuguesa para minimizar o impacto ambiental do evento. O Circuito Internacional de Montalegre, que atualmente celebra 25 anos de atividade, recebeu a primeira prova da História do Mundial de Ralicross, em 2014, e desde então tornou-se uma das etapas mais emblemáticas do calendário. Este ano, o World RX of Portugal vai abrir o Campeonato do Mundo, nos dias 3 e 4 de junho, com a organização do evento a apontar a uma certificação ambiental FIA de três estrelas.
Sob a organização desportiva do Clube Automóvel de Vila Real, o World RX of Portugal voltará a ter, este ano, o Campeonato do Mundo da categoria-rainha (RX1e), o Campeonato da Europa de Supercars (RX1), o Campeonato da Europa de S1600 (RX3) e uma prova de suporte de Kartcross.
Antes do evento, a pista de Montalegre também será palco do teste oficial de pré-temporada do FIA World RX, com a presença de todas as estrelas do Mundial.