A investir fortemente na mobilidade elétrica, a Kia está na IAA Mobility em Munique com a sua vasta gama – incluindo a estreia europeia do EV5 e do Concept EV2. O seu Open Space está em Ludwigstraße.
Exposição estática, estreias europeias e ‘test drives’
A marca sul-coreana do grupo Hyundai segue-se pelo mote ‘Windows of Inspiration’ (‘Janelas de Inspiração’). Para além dos modelos já referidos, também expõe em Munique o EV3, EV4, o novo EV6 GT, o EV9 GT ( o SUV mais potente do construtor até hoje) e o PV5.
Para além da exibição, vai dar a hipótese aos visitantes de experimentar a condução de quatro automóveis – o EV3, o EV6 e o novo EV6 GT (o mais dinâmico elétrico da Kia até agora com 650 cv de potência), tal como o EV9.
Uma das grandes novidades será a estreia europeia do SUV elétrico EV5, do segmento C. Assente na plataforma E-GMP, tem uma autonomia de até 530 km e carregamento rápido.
Por dentro, os bancos da segunda fila são totalmente rebatíveis e, à frente, há um ecrã panorâmico. Há mesas nos encostos dos bancos traseiros. Podem ser rebocados até 1.200 kg, num automóvel com capacidade Vehichle-to-Load (V2L).
Outra estreia europeia é o Concept EV2, um SUV compacto do segmento B que mostra a visão da marca para o futuro. Tem luzes diurnas verticais e a assinatura luminosa ‘Star Map’, para além de revelar uma estética ousada. O modelo de produção correspondente deverá ser lançado já no próximo ano.
Exposto em Munique está, também, o Kia PV5. Marca a entrada no mercado dos veículos ligeiros comerciais, terá uma versão para passageiros e está concebido de forma a “redefinir a mobilidade elétrica modular e flexível”.
Charles Ryu, diretor da divisão de marca global e experiência de cliente da Kia, comentou: “A Kia irá assumir a liderança na popularização dos veículos elétricos, ao continuar a participar em grandes exposições automóveis regionais, enquanto continua a atingir clientes globais e a consolidar a imagem como marca de confiança e líder nos veículos elétricos. O nosso regresso à IAA Mobility 2025 em Munique é um marco importante, reafirmando o nosso compromisso para com a mobilidade sustentável e reforço da nossa presença no mercado europeu de veículos elétricos em rápido crescimento”.
Leia Também: Kia defende metas da UE. Tem “uma avalanche de carros elétricos a chegar”