A Jaguar Land Rover anunciou que há dados afetados pelo ataque informático de que foi alvo recentemente. É a conclusão da investigação que está a decorrer.
A empresa automóvel britânica emitiu um comunicado em que esclarece: “Como resultado da nossa investigação em curso, acreditamos agora que alguns dados foram afetados e estamos a informar os reguladores”.
Não foram adiantados mais detalhes sobre que tipo de dados foram afetados, com a Jaguar Land Rover a garantir apenas: “Iremos contactar qualquer pessoa, conforme apropriado, se descobrirmos que os dados foram afetados e estamos a informar os reguladores relevantes”.
Por outro lado, o fabricante falou da retoma da normalidade depois do ataque: “Temos estado a trabalhar, a par de especialistas em cibersegurança externos, para reativar as nossas aplicações globais de forma controlada e segura”.
Na semana passada, a 2 de setembro, a Jaguar Land Rover tinha emitido um comunicado a anunciar ter sido alvo de um ataque informático. Na altura, ainda não existiam indícios de terem sido roubados dados de clientes, embora as suas “atividades de retalho e produção” tivessem sofrido fortes perturbações.
De acordo com o The Telegraph, os grupos de hackers Scattered Spider e Shiny Hunters reivindicam a autoria do ataque e dizem ter conseguido aceder a dados de clientes. A Scattered Spider tem estado envolvida em ataques informáticos a grandes empresas britânicas.
Leia Também: Ciberataque afeta operações de venda e produção da Jaguar