‘Small Affordable Cars’. É este o programa que a Comissão Europeia irá propor ao setor automóvel europeu para um trabalho conjunto na área dos carros acessíveis produzidos no continente.
Com o surgimento de cada vez mais construtores chineses, Bruxelas quer preservar a indústria automóvel comunitária e que a Europa seja uma referência no futuro dos carros.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou num discurso no Parlamento Europeu: “Acredito que a Europa devia ter o seu próprio ‘E-car’“.
Este deverá ser, no seu entender, sustentável do ponto de vista ambiental, produzido dentro da Europa e com recurso a cadeias de abastecimento europeias, tal como económico para as pessoas.
A dirigente comunitária sublinhou que “milhões de europeus querem comprar carros europeus acessíveis“, e assim defende o investimento “em carros pequenos e acessíveis” para o mercado interno e “para corresponder ao aumento da procura global”.
Ursula von der Leyen quer que “o futuro dos carros e os carros do futuro sejam feitos na Europa”, considerando que a energia elétrica será o paradigma da indústria.
De referir que Bruxelas quer proibir a venda de novos carros de combustão até 2035 – um objetivo que muitos dos grandes construtores consideram inviável neste momento tendo em conta a baixa procura de mercado. Pedem, por isso, um repensar destas metas. Von der Leyen revelou que está a ser preparada “a revisão de 2035”, depois da flexibilidade dada para atingir os objetivos de 2025.
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