A gama da Ford para a Europa poderá ter, em 2027, um novo crossover do tamanho aproximado do Focus. O construtor americano quer continuar a ser relevante no ‘Velho Continente’ e prepara uma reformulação da sua estratégia.
Atualmente, o modelo mais barato produzido pelo fabricante em Colónia (Alemanha) é o Puma, depois de ter terminado a produção do Fiesta em 2023 e apostar nos crossover elétricos Capri e Explorer.
Em novembro, o Ford Focus também deixará de ser produzido, com o encerramento da fábrica de Saarlouis (Alemanha).
Em breve, serão revelados os planos para reformular o negócio na Europa, com o objetivo de recuperar ímpeto mercado. Segundo a Autocar, a fábrica de Espanha em Valência será parte importante dos planos.
Lá, será construído um novo crossover de tamanho médio com lançamento previsto para 2027. Ocupará o espaço do Ford Focus, com o Kuga a manter-se no mercado em versões híbridas e elétricas.
Os dois modelos serão fabricados em Espanha e deverão ter dimensões similares para além de partilharem componentes. O novo automóvel deverá estar assente na plataforma C2 dos outros veículos similares que a Ford já tem na Europa.
Carros elétricos acessíveis
As metas da União Europeia preveem que, em 2035, todos os novos automóveis sejam 100 por cento elétricos. Mas, mesmo nos Estados Unidos da América, a Ford já está a apostar fortemente num futuro elétrico.
Há cerca de um mês, anunciou uma nova plataforma modular para carros elétricos acessíveis (Ford Universal EV Platform) de vários segmentos. O primeiro produto desta renovada abordagem será uma futura pick-up de tamanho médio, com preço a rondar os 30 mil dólares.
Também anunciou o Ford Universal EV Production System, uma nova linha de montagem mais eficiente que permitirá tornar o trabalho consideravelmente mais eficiente. A Autocar sugere que poderia implementá-la também na Europa, caso se revele uma mais-valia nos EUA.
O próximo objetivo da Ford será a Europa, esperando-se que em breve sejam revelados mais detalhes acerca da estratégia de expansão e eletrificação da gama.
Posto isto, o presidente executivo Bill Ford deixou claro à Autocar que carros elétricos não serão a única via na Europa: “O que correu mal foi que os reguladores se puseram à frente dos clientes, o que nunca é bom. No futuro, a eletrificação terá um papel muito importante nos transportes, mas não será a única parte. Os motores de combustão interna serão gradualmente retirados, mas não vão desaparecer. Na Ford, investimos em todas estas tecnologias limpas e sinto-me bem com isso. Mas cabe aos clientes. Eles querem o que querem, e o nosso trabalho é dar-lhes isso“.
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