As autoridades reguladoras da China podem ditar o fim dos puxadores das portas retráteis nos carros que circulam no país. Uma eventual interdição deve entrar em vigor até 2027.
Estes são práticos do ponto de vista aerodinâmico e estético, mas preocupam do ponto de vista da segurança e da utilidade, até porque são sobretudo sistemas eletrónicos e não mecânicos.
Segundo o site Mingjing Pro, um funcionário de pesquisa e desenvolvimento de um construtor revelou que decorrem discussões para introduzir novos regulamentos que proíbam os puxadores das portas retráteis – permitindo, no entanto, os semi-retráteis.
Estes, assim como os tradicionais, teriam de incluir um sistema mecânico redundante. As autoridades chinesas estarão preocupadas com perigos relativos à segurança e também com limitações funcionais destes puxadores integrados.
A proposta atual para a China passa por proibir os puxadores totalmente retráteis, mas prevê um período de transição de um ano até que, em julho de 2027, sejam interditos carros novos com este tipo de conceito na China. E a fonte do Mingjing Pro admitiu que já foram “notificados vários projetos para implementar” as novas orientações.
Maior clube automóvel europeu já alertou para os riscos
Não é, ainda, claro se esta proibição na China irá afetar os modelos que alguns dos construtores chineses também vendem na Europa – ou se será seguida pelas autoridades de outros países.
No ano passado, o ADAC – maior clube automóvel europeu – concluiu que os puxadores de portas retráteis de atuação elétrica podem, de facto, ser perigosos: se não existir energia, o acesso ao interior fica dificultado, por exemplo, no caso de um acidente. Há, também, soluções mecânicas, que podem ser abertas ao pressionar o puxador.
Numa nota publicada em abril de 2024 no site da entidade, pode ler-se: “Para resgatar rapidamente pessoas de um veículo acidentado, é importante que os primeiros-socorros consigam abrir um veículo rápida, fácil e intuitivamente a partir de fora. Isto é ainda mais importante quando um incêndio acontece. Segundo o ADAC, puxadores das portas retráteis, nomeadamente aqueles que retraem rente à parte lateral do carro quando se estaciona ou se está a conduzir, podem tornar esta tarefa consideravelmente mais difícil, em especial para leigos. Mas mesmo socorristas profissionais podem demorar mais tempo a chegar aos ocupantes”.
E fica o conselho do ADAC: “Do ponto de vista do clube, uma solução mecânica para estender os puxadores das portas garante a melhor hipótese de conseguir abrir as portas a partir do exterior após um incidente – mesmo se o fornecimento de energia acabar. Os socorristas não têm hipótese se a deformação da carroçaria for tão grave que as portas fiquem tão travadas que já não podem ser abertas, mesmo puxando com força. Não obstante, um puxador estável e estendido pode ajudar a abrir a porta mesmo no caso de deformação e resistência significativa”.
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