Sem categoria Saiba como a McLaren pode ser campeã de Fórmula 1 já no próximo domingo

Saiba como a McLaren pode ser campeã de Fórmula 1 já no próximo domingo


Dominadora desde uma fase inicial da temporada, a McLaren está a um pequeno passo de voltar a ser campeã de construtores de Fórmula 1. A conquista pode ser selada já no domingo no GP do Azerbaijão.

 

Neste momento, a equipa ‘Papaya orange’ lidera o campeonato com um arrebatador avanço de 337 pontos face à Ferrari. Faltam disputar oito rondas (três delas com corrida Sprint), ou seja, 389 pontos. Depois da jornada de Baku, serão mais 346 pontos por atribuir até ao fim.

Significa isto que a McLaren tem de fazer mais nove pontos do que a Ferrari no Azerbaijão para ser já campeã no domingo. Se, tal como aconteceu noutras sete ocasiões até agora, Lando Norris e Oscar Piastri ficarem nos dois primeiros lugares, o título fica garantido independentemente dos resultados dos adversários.

Ferrari, Mercedes e Red Bull podem adiar conquista

Para além da Ferrari, a McLaren ainda tem de contar com a Mercedes e a Red Bull – que, embora mais distantes, ainda estão matematicamente na luta pelo título.

Assim, para ser campeã no GP do Azerbaijão, cumulativamente, a equipa de Woking tem de fazer mais nove pontos do que a Ferrari, não perder 12 ou mais pontos para a Mercedes e não ceder 33 ou mais pontos à Red Bull.

Caso a Ferrari consiga ganhar em Baku, adia automaticamente o título da McLaren – que, nesta altura, parece ser mais uma questão de ‘quando’ e não ‘se’ vai ser alcançado.

McLaren não é bicampeã há mais de 30 anos

No ano passado, a McLaren regressou aos títulos de construtores na Fórmula 1, que lhe escapavam desde 1998. Está, agora, a caminho de o fazer pela segunda vez consecutiva.

Um feito que os britânicos não alcançam desde 1991, quando completaram uma sequência de quatro conquistas seguidas do Mundial de construtores. A outra ocasião em que registaram tal feito foi em 1984 e 1985.

Título de pilotos totalmente em aberto

Se, por um lado, a McLaren pode ser campeã de construtores já no domingo que vem, entre os pilotos há uma luta intensa pelo título.

Essa envolve dois protagonistas – os pilotos da formação cor-de-laranja. Oscar Piastri tem mais 31 pontos do que o colega Lando Norris, esperando-se que o duelo equilibrado continue até uma fase tardia da época.

Há outros pilotos com chances matemáticas, mas realisticamente ser-lhes-á difícil contrariar o expectável título de Piastri ou Norris. Max Verstappen (Red Bull), em terceiro, está já a 94 pontos da liderança.

Teria, pois, de acontecer algo de muito invulgar nas oito rondas que faltam para o holandês alcançar o quinto título consecutivo, tendo em conta os resultados e desempenhos de 2025 até agora.

Ainda mais difícil de anular será a desvantagem do quarto classificado, George Russell (Mercedes), que é de 130 pontos – ou seja, precisaria de seis corridas principais para a anular (ou de cinco corridas principais e uma Sprint).

De referir que, considerando apenas a matemática, também a dupla da Ferrari, Charles Leclerc e Lewis Hamilton, pode ultrapassar o líder do campeonato no que resta da temporada.

Leia Também: Ordens de equipa? “Não quero com posições cedidas”, diz Lando Norris

Related Post

Generated by Feedzy