Estreante na Fórmula 1 este ano, Isack Hadjar está a dar boa conta de si na Racing Bulls – tanto que está ‘na calha’ a promoção à Red Bull já na próxima temporada.
De acordo com a publicação especializada alemã Auto Motor und Sport, a subida do francês à equipa de Milton Keynes é “um segredo mal guardado” e considera-se como “negócio fechado”.
Assim, Hadjar prepara-se para fazer dupla com o quatro vezes campeão do mundo Max Verstappen, num ano marcado pela revolução nos regulamentos e nos monolugares. O jovem de 20 anos tem estado em bom plano, com algumas presenças no top dez da qualificação e um pódio alcançado no GP dos Países Baixos.
Assim, Yuki Tsunoda poderá ficar com o futuro em risco. Até porque, segundo a mesma publicação, também é um facto quase consumado que Arvin Lindblad irá subir à Fórmula 1 com a Racing Bulls. A confirmar-se, isso deixaria a outra vaga na equipa de Faenza em disputa entre o japonês e Liam Lawson.
Do seu lado, Tsunoda tem o fator experiência pelas cinco temporadas na F1 – o que pode ser fundamental num ano de profundas alterações. Porém, os seus desempenhos de 2025 na Red Bull estão longe de impressionar; dois nonos lugares são os melhores resultados e só pontuou em quatro de 14 Grandes Prémios.
De resto, o nipónico foi substituir Lawson… que, na Racing Bulls, tem feito alguns resultados melhores (destacando-se o sexto posto na Áustria). O neozelandês bateu Tsunoda em seis ocasiões. No entanto, está a perder claramente para o colega de equipa Isack Hadjar – que até já subiu ao pódio uma vez.
Decisão deverá demorar
Enquanto a subida de Hadjar para a Red Bull parece um facto consumado, o lugar restante na Racing Bulls – a confirmar-se a promoção de Lindblad – ainda deverá demorar.
A Auto Motor und Sport escreve que as próximas rondas deverão servir para avaliar Lawson e Tsunoda, com a gestão da estrutura a querer levar o tempo necessário antes de decidir.
Quem é Arvin Lindblad?
Arvin Lindblad é, pois, um provável estreante na Fórmula 1, tendo já a Super Licença necessária. Com apenas 17 anos de idade, compete atualmente na Fórmula 2, onde ganhou já duas corridas e tem outros dois pódios na época de estreia. É sétimo no campeonato a três rondas do fim.
No ano passado, o britânico com ascendência sueca foi quarto classificado na Fórmula 3. Até agora, regista dois títulos desde que em 2022 se estreou nos monolugares: foi campeão da corrida de Fórmula 4 em Macau em 2023 e conquistou a Fórmula Regional Oceânia este ano.
Em julho, Lindblad estreou-se a participar em treinos livres na Fórmula 1 – no GP da Grã-Bretanha. Helmut Marko, um dos homens-fortes da Red Bull, gostou da sua prestação: “Pensamos que o jovem fez um ótimo trabalho. A velocidade dele foi acertada, os comentários dele foram pensados e os técnicos estão muito contentes com o desempenho deles”, escreveu o austríaco no Speedweek.com.
Leia Também: Domínio como o de Verstappen em Itália não se tinha visto este ano