Sem categoria Avatr Vision Xpectra, o “primeiro carro de Inteligência Emotiva do mundo”

Avatr Vision Xpectra, o “primeiro carro de Inteligência Emotiva do mundo”


O Avatr Vision Xpectra foi apresentado recentemente na IAA Mobbility em Munique. É anunciado pela marca como “o primeiro carro conceptual de Inteligência Emotiva (IE) do mundo“.

 

O ‘concept car’ surge descrito como uma “visão monolítica do Luxo Emotivo”, tendo sido a sua estreia mundial no certame que se realizou até há pouco mais de uma semana na Alemanha.

Com características de monovolume, foi desenhado por Nader Faghihzadeh, diretor de design e vice-presidente executivo da Avatr, e foi inspirado pelo “poder da energia natural”.

Tem linhas exteriores limpas e esculpidas, com amplas áreas transparentes: o vidro prismático torna o interior do automóvel visível a partir do exterior, dando luminosidade e sensação de espaço. Acima da carroçaria, o automóvel é praticamente todo dominado pelo vidro, com um amplo tejadilho panorâmico.

Os faróis dianteiros têm um formato que faz lembrar o canto da moldura de um quadro. Há diversos sensores avançados que captam o ambiente em torno do veículo e o utilizador, o que suporta o veículo nas interações com o ser humano.

Descrito como “uma entidade viva” que “sente e reage”, o Avatr Vision Xpectra segue a presença do condutor através da luz, que seguem os seus movimentos.

As portas abrem em posições inversas, revelando um interior com luz ambiente dinâmica e reação e adaptação ao condutor em que diversas lamelas se estendem.

Há um volante num formato radical, assim como um ecrã que se estende de um lado ao outro em largura. As texturas e formas, diz a Avatar, proporcionam sensações táteis agradáveis, num automóvel que quer envolver os ocupantes.

Segundo a Avatr, a “alma” do Vision Xpectra é uma “entidade de Inteligência Artificial Viva, que antecipa as necessidades e aprende” com o utilizador. A interação é feita através das luzes e movimentos. O ‘hub’ central de interação “combina controlo por toques e por gestos”, além de permitir mudar entre condução assistida avançada e o modo totalmente autónomo.

Não são conhecidos detalhes técnicos sobre este modelo visionário. Nader Faghihzadeh explicpou: “O Avatr Vision Xpectra é um companheiro emocionalmente inteligente, moldado pela energia e ligado pela emoção. Aqui, todas as deslocações se tornam uma declaração vincada de ‘Emotive Luxury’. A inspiração surgiu do “poder da energia natural”.

Mais além de um carro

A Avatr quer que o seu Vision Xpectra seja, para além de um automóvel, “um reflexo do seu ‘eu’ interior”. O modelo está “centrado no vórtice emocional” e tem uma vasta compreensão das necessidades do utilizador.

Possui a tecnologia Xpectra, sendo que os ocupantes operam os sistemas do veículo quer com toques, quer com gestos, de forma a adaptarem-se ao nível de inteligência emocional do carro.

Citado pela ANSA, Nadr Faghihzadeh referiu que o objetivo é redefinir a ligação emocional entre o ser humano e a máquina: “Com o Avatr Vision Xpectra, tornamos o invisível visível – a ligação emocional entre o ser humano e o veículo. Luxo emotivo torna-se realidade: não apenas estatuto, mas ressonância. Não propriedade, mas sensação. Estamos a redefinir a ligação emocional entre o ser humano e o veículo com o Avatr Vision Xpectra”.

No LinkedIn, o Avatr Global Design Center escreveu: “Estamos a definir o caminho para um futuro em que a mobilidade é mais do que transporte – é uma companha de inteligência emocional, um espaço de ligação e um reflexo das vossas próprias emoções”.

Leia Também: Concept Three estreia-se e antecipa futuro Hyundai Ioniq elétrico

Related Post

Generated by Feedzy